Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Vice-governadoria

Missão goiana ao leste europeu inicia etapa de São Petersburgo

Comitiva participa de cluster de tecnologia | 25.06.15 - 19:13 Missão goiana ao leste europeu inicia etapa de São Petersburgo (Foto: Divulgação)

A Redação
 
Goiânia - A missão comercial goiana a três países do leste europeu iniciou nesta quinta-feira (25/06) a etapa de São Petersburgo, na Rússia, após concluídos três dias de rodadas de negócios em Moscou. A principal agenda da comitiva chefiada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, foi a participação no Cluster de Tecnologia da Informação e Engenharia e visita técnica à Kyrov Petersburg, unidade industrial de tratores e máquinas agrícolas fundada em 1801. Do ponto de vista comercial, houve grande movimentação dos empresários logo na recepção do hotel. A comercialização da carne goiana, em especial aves, tem amplo interesse junto aos investidores locais.
 
O vice-governador José Eliton também cumpriu movimentada agenda e teve importante compromisso logo que desembarcou na estação de trem local. Ele foi recebido em audiência pelo vice-governador de São Petersburgo, Serguey Movchan. As duas partes reiteraram interesses comuns no sentido de promover aproximação institucional e econômica. A audiência teve as participações do representante da Assembleia Legislativa, deputado Zé Antônio (PTB), e do superintendente de Comércio Exterior da SED, Luiz Medeiros Pinto.
 
“Queremos crescer de mãos dadas com a Rússia”, disse o vice-governador durante apresentação das potencialidades de Goiás no Cluster de Tecnologia da Informação e Engenharia. Ele destacou que, desde a última missão àquele país, há quatro anos, Goiás ampliou o comércio com os russos em mais de 149%. O Estado exporta principalmente carnes e soja e importa fertilizantes essenciais para a produção agrícola. “Nossos interesses são convergentes. Temos que aproveitar essa janela de oportunidades”, disse.
 
José Eliton, ao acentuar Goiás como a oitava potência econômica do país, disse que “nosso Estado está para o Brasil, assim como o Brasil está para o mundo”. De acordo com o vice-governador, o PIB goiano é superior ao de países como Uruguai e Bulgária.
 
Dentre as autoridades que compuseram o Cluster estavam Evgeny Zhikh, diretor vice-presidente da Aliança Financeira Internacional, chefe do escritório regional do Conselho Empresarial de Representação Rússia-Brasil no noroeste e representante oficial do Comitê Nacional para a Cooperação Econômica com os Países da América Latina; George Pertenava, diretor comercial da fábrica de tratores; Alexey Korablev, chairman da Comissão Executiva dos Clusters de Engenharia e Alta Tecnologia, além de presidente do Conselho de Fundadores.
 
Participaram ainda Lubov Birukova, chefe do Departamento de Parceria do Clusters; Anastasia Zabotina, diretora do organismo; e Nicolai Snetkov, diretor da Aliança Financeira Internacional e Konstantin Astankov.
 
Tratores 
Em turmas separadas, o vice-governador José Eliton e a comitiva de empresários comandada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, visitaram a unidade de produção da Kyrov Petersburg, unidade industrial de tratores e máquinas agrícolas. O local é carregado de histórias e célebre por ter sido o epicentro das revoluções russa de 1905 e a de outubro de 1917. “Aqui foi construído o primeiro trilho da Rússia, o primeiro trem, o primeiro tanque de guerra, o primeiro trator”, disse George Pertenava, diretor comercial da empresa. 
 
A comitiva goiana, além de conhecer cada uma das etapas de fabricação, tiveram acesso ao principal modelo da companhia, um trator avaliado em R$ 100 mil. Diretor de Desenvolvimento, Alexander Antipov descreveu alguns detalhes da histórica indústria de tratadores: produção de 112 unidades/mês, 1.700 funcionários que trabalham 40 horas semanais e com salário médio de US$ 1 mil.
 
ExpoForum 
No primeiro compromisso, a comitiva goiana em São Petersburgo visitou o que é considerada uma obra de grande dimensão na Rússia: a moderna sede do ExpoForum, congresso e complexo de exposições.  O local fornece serviços de classe mundial, organização de eventos para exposições, conferências e acesso a mercados com forte potencial. O local conta com ampla rede de parceiros, bancos de dados específicos do setor de empresas de projetos e estruturas auxiliares: transporte e logística, turismo, stands e cooperação com operadores de exposições internacionais.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351