Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Missão comercial

Empresários goianos destacam oportunidades no leste europeu

Comitiva é liderada por José Eliton | 29.06.15 - 14:35 Empresários goianos destacam oportunidades no leste europeu (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Chefiada pelo vice-governador e secretário José Eliton, a comitiva goiana começa nesta segunda-feira (29/6) a  segunda fase dos encontros, desta feita em Minsk, capital de Belarus, maior cidade do país e sede da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Empresários goianos que participam da missão comercial a três países do leste europeu avaliam como positiva a etapa russa das rodadas de negociações encerrada na sexta-feira (26/06). Os eventos aconteceram em Moscou e em São Petersburgo. Eles enxergam possibilidades de alavancar ou ampliar as atividades comerciais. 

“A Fieg vai fazer a aproximação entre o setor produtivo goiano e a Rússia para que aproveitem as oportunidades”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Pedro Alves. “Foi uma ótima surpresa perceber que há um grande interesse daquele país em ampliar as relações comerciais e industriais com o Brasil e, em especial, Goiás”, afirma. Ele ainda ressalta o fato de a Rússia ter uma grande influência em todo o leste europeu.
 
De acordo com Pedro Alves, a Rússia tem crescente interesse em comprar dos goianos alimentos como carnes (aves, bovinos, suínos), grãos (soja, milho, derivados) e também açúcar. O país, por sua vez, tem em abundância adubos e fertilizantes que interessam diretamente aos produtores goianos. O presidente da Fieg informa que os russos vão agendar visita ao Estado e a Fieg irá promover esse encontro.
 
Com um dos resultados da primeira etapa da missão, o presidente da Fieg assinou carta de intenções com o Conselho de Negócios Rússia-Brasil, seção do Distrito Federal Noroeste, por intermédio do chefe da Representação Regional, Evgeny Zhikh, e Associação para a Promoção e Desenvolvimento de Negócios de São Petersburgo – Informações Interregionais e Centro de Negócios, por intermédio da presidente Lidia Alexeevna. As partes se comprometeram a desenvolver cooperação nos âmbitos comerciais, econômicos, financeiros, científicos e técnicos, apoiando as iniciativas das autoridades públicas, sociais e outras organizações pertinentes aos setores mencionados.
 
Pedro Alves acredita que poderá haver reciprocidade de cooperação grande e citou setores importantes como unidades de ensino voltadas para alimentação, automação e fármaco. “Acredito que a missão trará resultados positivos para Goiás e a Rússia”, avalia. Outro aspecto que julga importante é a interação entre o setor privado e o governo do Estado. “Os objetivos são convergentes”, diz.
 
Francisco Tomazini, dirigente da Nutriza Agroindustrial de Alimentos S.A., observa que sua companhia já atua há bastante tempo na Rússia. Ele acredita que a demanda será crescente. “O Brasil se tornará cada vez mais importante para abastecer o mundo de alimentos, em especial proteína animal”, diz.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351