Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Projeto de lei torna obrigatória presença de doulas em maternidades

Elas terão de ser contratadas por gestantes | 30.06.15 - 16:57 Projeto de lei torna obrigatória presença de doulas em maternidades (Foto: Eduardo Nogueira/Câmara de Goiânia)
 
A Redação
 
Goiânia - Projeto de lei apresentado pela vereadora Cristina Lopes (PSDB) propõe tornar obrigatória a presença de doulas  - mulheres treinadas para dar suporte físico e emocional à gestante - , desde que requeridas e contratadas pelas gestantes, nas maternidades municipais de Goiânia, como Nascer Cidadão e Dona Iris.
 
O amparo oferecido pelas doulas visa prestar suporte contínuo à gestante, favorecendo a evolução do parto e o bem-estar da mulher. O trabalho delas consiste em acompanham a mulher no trabalho de parto e pós-parto e cuja atuação é regulamentada por lei. “Considero fundamental esse trabalho para humanizar um momento tão especial que, muitas vezes, infelizmente, ainda termina em mortes, como revelam as estatísticas”, explica Cristina.
 
Se o projeto for aprovado, as doulas serão escolhidas pelas próprias gestantes entre profissionais com o devido certificado ocupacional. Essas acompanhantes poderão entrar nos ambientes de parto e pós-parto, inclusive com materiais de trabalho.
 
Entre esses materiais estão bola de fisioterapia, banqueta para parto, óleo para massagem e bolsa de água quente, desde que não conflitem com normas de segurança de ambiente hospitalar.
 
As doulas não realizam procedimentos privativos de profissionais de saúde. “Não fazem diagnósticos, nem sequer dão conselhos ou se propõem a substituir quem quer que seja”, argumenta a vereadora. “Mas oferecem apoio psicológico e humano durante o parto e depois dele”.
 
Pelo projeto, o diretor, chefe ou gestor do estabelecimento municipal que impedir a entrada das doulas poderá ser penalizado com advertência ou até afastamento do cargo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351