Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Destaque

Referência na Saúde, Goiás atrai interesse de governos de outros Estados

Balanço de gestão por OSs é positivo | 02.07.15 - 17:55
A Redação

Goiânia
O êxito alcançado pelo Governo de Goiás na área da saúde com a transferência da administração de todos os hospitais estaduais para Organizações Sociais (OSs), a partir de 2012, é atestado não só pela população goiana, mas também por governadores e secretários de Saúde que já vieram a Goiás conhecer os hospitais com intuito de implantar a gestão por OSs em seus estados. Neste ano, o governador Marconi Perillo e o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, já receberam a visita de governadores e secretários de Saúde de seis estados. Após conhecerem os hospitais, todos os gestores respaldaram a revolução na área da saúde em Goiás.
 
O primeiro hospital a ser administrado por OS em Goiás foi o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em 1999, no primeiro governo de Marconi. Referência nacional, o hospital já nasceu gerido por uma OS. Em 2012, Marconi e o então secretário de Saúde, Antônio Faleiros, iniciaram o projeto de transferir a gestão de todos os hospitais estaduais para OSs, com o objetivo de alcançar o mesmo padrão de excelência oferecido pelo Crer. 
 
Cientes da ascensão da qualidade do serviço prestado pelos hospitais em Goiás, comitivas de governadores e secretários de Saúde de outros estados começaram a visitar as unidades neste ano. Atestaram a modernização do espaço físico e a qualidade no atendimento, que se tornou humanizado. 
 
Alagoas
A primeira visita foi a do governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho, no dia 2 de fevereiro. O governador alagoano esteve em Goiânia acompanhado da primeira-dama, Renata Pires Calheiros, do vice-governador, Luciano Barbosa, e mais seis auxiliares de primeiro e segundo escalões.


Marconi Perillo e Renan Calheiros Filho (Foto: Governo de Goiás)
 
Após conhecer a sala de situação da Secretaria de Saúde e o Hospital Geral de Goiânia (HGG), Renan Filho afirmou que adotará a gestão por OS, “modelo criado por Marconi para revolucionar a saúde”, disse. O governador destacou que o novo modelo iria promover uma transformação sem precedentes na vida dos alagoanos. 
 
Mato Grosso do Sul 
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário da Saúde Nelson Tavares, do Mato Grosso do Sul, estiveram em Goiás no dia 5 de março, quando visitaram o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo) e o HGG, para conhecer em detalhes como funciona a gestão hospitalar por meio das Organizações Sociais.


(Foto: divulgação)
 
“Goiás está de parabéns. É realmente um modelo interessante e que, com certeza, vai ser difundido para vários estados. As Organizações Sociais mostram uma boa eficiência, com diminuição de custos, diminuição de desperdício e melhor qualidade do atendimento. É isso que queremos buscar”, afirmou, à época. No dia 12 de maio, Azambuja retornou com o secretário Nelson Tavares e comitiva do Governo de Mato Grosso do Sul para nova visita às unidades hospitalares, e aproveitou para conhecer o Crer. 
 
“É impressionante a qualidade do atendimento. Este é o caminho que devemos trilhar para uma saúde pública de qualidade”, observou, na segunda visita. 
 
Maranhão 
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (foto), veio a Goiás no dia 27 de março deste ano para conhecer o Hugo. Ele reiterou que se deslocou a Goiás em busca da solução para os gargalos no atendimento médico-hospitalar de seu Estado. Brandão disse que recomendaria a outros governadores e secretários de Saúde visitaros hospitais estaduais goianos. “Experiências exitosas nós temos que copiar. Não adianta inventar, é copiar”, argumentou. 

Rio de Janeiro 
Interessado especialmente em conhecer a administração do Hugo e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, veio a Goiânia no dia 26 de maio. Segundo afirmou, o modelo de gestão goiano  tem chamado a atenção do país por provar, na prática, que o SUS pode atender com excelência.

Mato Grosso 
Determinados a adotar o mesmo modelo de gestão por OSsque Goiás na saúde, os secretários da Saúde e de Assuntos Estratégicos de Mato Grosso, Marco Aurélio Bertúlio das Neves, e Gustavo Oliveira, respectivamente, conheceram a estrutura e o funcionamento do Hospital Materno-Infantil (HMI), do HGG, Hugo, e Crer no dia 29 de maio, acompanhados pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela. 

“Esta visita nos mostrou como pode ser sucesso quando o Estado faz o seu papel de contratador e monitorador, e estabelece como o serviço deve ser executado. As Organizações Sociais, orientadas pelo Governo de Goiás, fizeram um ótimo trabalho”, avaliou. 

Piauí 
Pautado por informações que obteve acerca da transformação do espaço físico e do atendimento humanizado dos hospitais estaduais de Goiás, o secretário estadual de Saúde do Piauí, Francisco de Assis de Oliveira Costa visitou, no dia 15 de junho, as unidades hospitalares de Goiânia. “Tive acesso a uma apresentação no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e percebemos que esse tipo de gestão é mais dinâmico, ágil, menos burocrático. Fiquei muito interessado em aplica-lo em meu estado”, expôs. 

Hugol
Maior e mais moderno hospital do Centro-Norte do país, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), que será inaugurado no dia 6 de julho, também será gerido por uma Organização Social.   Governadores e secretários de Saúde de outros estados já demonstraram interesse em vir a Goiás conhecer o hospital que, a exemplo dos outros, deverá atrair gestores ligados à área da saúde de todo o país. 
 

(Foto: Wagnas Cabral)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351