Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Espaço cultural

Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, é restaurado

Obras devem durar até 15 meses | 10.07.15 - 18:07 Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, é restaurado (Foto: divulgação Iphan) 
A Redação
 
Goiânia –
A cidade de Goiás, reconhecida como Patrimônio Mundial, terá mais um de seus bens revitalizados com recursos do PAC Cidades Históricas. O Cine Teatro São Joaquim vai passar por uma restauração que deve durar até 15 meses. O contrato para a obra será assinado, neste sábado (11/7), em parceria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada, que dará início imediato aos serviços. Serão investidos na execução dos trabalhos mais de R$ 9 milhões.
 
O projeto do Cine Teatro foi um desafio cuidadosamente orientado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a proposta de buscar uma solução arquitetônica que melhor contextualize o edifício em seu entorno, bem como a melhoria dos seus equipamentos.
 
O projeto propõe amenizar o impacto urbano da construção, preservando elementos da arquitetura tradicional e fragmentando o volume da edificação, mas também promovendo modificações internas, como a ampliação da caixa cênica e a criação de um espaço para backstage e administração.
 
O edifício do Cine Teatro São Joaquim foi inaugurado em 1857, por iniciativa de comerciantes da antiga capital de Goiás. Durante a fase áurea do teatro, que durou mais de 30 anos, a cidade vivenciou peças teatrais e musicais que contribuíram decisivamente para a formação artística da população. Em 1909, foi instalado o cinema.
 
No início da década de 1990, o teatro passou por reforma e adaptação de suas instalações, e tem se consolidado desde então como palco de importantes apresentações culturais da cidade, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.07.2015 11:21 Maria Dulce Loyola Teixeira

    Totalmente equivocada essa matéria. Nesse local nunca foi o Teatro São Joaquim, aí até a década de 50 foi a casa da família Camargo e depois o empresário Djary Alencastro Veiga construiu o cinema. Depois foi adaptado, equivocadamente. Agora criam uma história para justificar a adaptação horrível e em desacordo com tudo que existe na cidade. O edifício do Teatro São Joaquim era na Praça do Chafariz e desmoronou em 1925. Só consultar livros sobre a cidade de Goiás. Um crime contra a cidade.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351