A Redação
Goiânia - A capital goiana sedia nos próximos dias 28 e 29 de agosto o Encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Goiás e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O evento será realizado no Hotel Kananxuê, no centro de Goiânia.
O tema escolhido para este ano é O Jornalista Assessor de Imprensa e a Credibilidade das Informações na Era da Comunicação Digital. O foco, entre outros assuntos, será o que diferencia a informação proposta por um profissional da informação de outras fontes com acesso ao mundo da web.
Conforme consta na programação, a palestra de abertura será proferida pelo professor Wilson da Costa Bueno, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), consagrado consultor de comunicação e autor de livros sobre assessoria de imprensa e web. Também estão confirmadas as presenças do presidente da Fenaj, Celso Shröder, da professora Gabriela Lucciane (PUC-Goiás), dos jornalistas Silvana Fonseca (Sindilojas), Bruno Nascimento e Fabrícia Hamu (empresários de comunicação) e da economista Leila Brito, coordenadora técnica do Dieese-GO, além de representante do Sebrae-GO.
Os profissionais vão discorrer sobre o jornalista assessor na era da informação digital e outros temas como a assessoria nas entidades de classe, como montar uma empresa de assessoria e as plataformas multimídia e o mercado de trabalho diante da era digital. Ao final haverá a apresentação do blog Assessorando, voltado para as assessorias de imprensa, e a plenária final, preparatória para o encontro nacional, que vai acontecer no mês de outubro, em Fortaleza.
Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas em Goiás, Cláudio Curado, a assessoria passou a ser o grande mercado de trabalho para os milhares de jornalistas que se formam a cada ano nas diversas faculdades espalhadas pelo país. Ele destaca que as mídias tradicionais vêm encolhendo em quantidade de veículos e em número de profissionais empregados na proporção inversa em que organizações públicas, sociais, entidades de classe e empresariais contratam cada vez mais os jornalistas para operarem com assessoria de imprensa e com mídias próprias.