Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ensino

Pesquisadores norte-americanos destacam qualidade da Educação em Goiás

Marconi recebeu dois professores em Goiânia | 29.07.15 - 16:22 Pesquisadores norte-americanos destacam qualidade da Educação em Goiás (Foto: Eduardo Ferreira)
A Redação

Goiânia -
 O governador de Goiás, Marconi Perillo, recebeu a visita de professores da Universidade de Stanford que realizam pesquisa sobre ensino-aprendizagem no Brasil. De acordo com os pesquisadores Martin Carnoy e David N. Plank, eles voltarão a Goiás em breve para atualizar o estudo após a implantação do modelo por Organizações Sociais (OSs) na Educação estadual. 
 
O encontro com Marconi, que também contou com a presença da secretária Raquel Teixeira, titular da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), foi realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
 
O governador relatou para os professores o modelo de gestão por Organizações Sociais que pretende implantar nas escolas públicas estaduais. Nos Estados Unidos, essas unidades são denominadas escolas charter, e também são objeto da análise dos professores Carnoy e Plank. Carnoy disse que a transição para o sistema de Organizações Sociais pode ser ainda mais bem sucedida no Brasil, onde, proporcionalmente, há mais escolas particulares do que nos EUA.
 
Em entrevista coletiva, antes do encontro com o governador, o professor Martin Carnoy disse que Goiás é um dos Estados brasileiros onde a Educação se apresenta com melhor desempenho. Os professores apontaram semelhanças entre a Educação brasileira e a norte-americana, onde existem as charters schools, geridas de forma semelhante à proposta do governo de Goiás para implantação das Organizações Sociais na administração de escolas públicas estaduais. “É interessante estudar este processo”, diz Carnoy, ao observar que há diversos estudos acadêmicos sobre o tema.
 
Sobre possível parceria com o governo de Goiás, Carnoy se disse otimista, sobretudo no aspecto da formação de professores. Seu colega, David Plank, ressaltou que dispõem de um dos melhores programas de formação de professores dos Estados Unidos. Esse sistema conta com uma plataforma na internet em que é possível a interconexão entre as duas partes do processo de treinamento. 
Martin Carnoy e David N. Plank são especialistas em assuntos relacionados ao desempenho educacional e seus fatores de influência. Os pesquisadores mantêm contato com a secretária Raquel Teixeira desde que ela visitou os Estados Unidos, em janeiro. 
 
Além de professor em Santaford, Carnoy trabalhou como consultor de diversas organizações, como Banco Mundial, BID, OCDE e Unicef. É membro da Academia Nacional e Internacional de Educação, ex-presidente da Sociedade de Educação Internacional Comparada e autor de mais de 30 livros.  David Plank é diretor executivo do centro de pesquisas Policy Analysis for California Education (Pace).
 
Trabalhou ainda como consultor de organizações nacionais e internacionais, como Banco Mundial, Agência Americana para Desenvolvimento Internacional, Fundação Ford, além de governos na África e América Latina. É autor e editor de seis livros. Ambos os pesquisadores publicaram vários estudos sobre educação brasileira, além de Cuba e Chile.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351