Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança pública

Número de homicídios cai pelo terceiro mês seguido em Goiânia

Capital registrou 41 casos em julho | 04.08.15 - 08:18
 
A Redação
 
Goiânia - Dados do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (Seap) mostram que Goiânia atingiu em julho o terceiro mês consecutivo de redução no número de homicídios. Com 41 casos registrados, diante de 52 no mesmo mês de 2014, a queda atingiu 21%. No acumulado do ano, o recuo no número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) chegou a 14%.
 
Quando o parâmetro é a taxa por 100 mil habitantes, metodologia utilizada internacionalmente para aferição da criminalidade, julho de 2015 ficou 23% abaixo do mesmo período do ano passado. Em relação aos números absolutos, nos sete primeiros meses de 2015 ocorreram 51 homicídios dolosos a menos que no mesmo período de 2014. De janeiro a julho, foram 314 registros. Já no mesmo intervalo de tempo de 2014, haviam sido 365. Dessa forma, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes em Goiânia recuou 16% desde o início do ano.
 
A análise mais detalhada dos dados revela outras informações importantes. Ao longo de julho, por exemplo, houve oito dias sem qualquer registro de homicídios em Goiânia. O comparativo mês a mês demonstra que a queda ocorreu em cinco dos sete meses do ano, em relação aos meses respectivos de 2014. A região que obteve a maior redução proporcional foi a que corresponde à Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) Norte, com 39% de queda. Das sete Aisps, seis tiveram redução e uma ficou praticamente estável.
 
Primeiro semestre
Os primeiros números do segundo semestre de 2015 reforçam a tendência já observada em Goiânia no primeiro semestre do ano. Além da queda de 12,8% no número de homicídios dolosos de janeiro a junho, a análise estatística revelou uma série de outros dados positivos no período.
 
Das dez ocorrências prioritárias acompanhadas pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (Seap) na capital, dez tiveram redução no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2014. As quedas mais expressivas foram em relação ao latrocínio e estupro
 
Também no primeiro semestre, houve um incremento significativo na produtividade das polícias Civil e Militar em Goiânia. Segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita, esse desempenho é fruto do trabalho integrado das forças, lideradas pelo comandante-geral da PMGO, coronel Silvio Benedito Alves, e pelo delegado-geral da PCGO, João Carlos Gorski.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351