Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Nesta sexta-feira (7/8)

II Fórum de Governadores do Brasil Central será realizado em Cuiabá (MT)

Goiás foi o 1º Estado a receber o encontro | 04.08.15 - 17:18
A Redação

Goiânia
Depois de passar por Goiás, o Fórum de Governadores do Brasil Central será realizado em Cuiabá (MT), nesta sexta-feira (7/8). Para preparar os últimos detalhes para o II fórum, secretários de Planejamento de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Tocantins e Rondônia se reúnem um dia antes, na quinta-feira (6). 
 
Entre as novidades que serão apresentadas no evento estão a inclusão de Rondônia no bloco e a possibilidade do agendamento de mais uma reunião no cronograma de discussões, desta vez em Porto Velho.
 
A expectativa é que seja assinada uma minuta do convênio que possibilitará a criação da Agência Brasil Central. Em Cuiabá, os Estados irão buscar alternativas de financiamento para essa agência e discutirão como funcionará a estrutura e a composição da mesma. Com essa agência, o bloco tem como objetivo orientar e financiar as políticas de desenvolvimento da região. Além disso, os participantes querem dar força e rumo à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
 
Para o Fórum em Mato Grosso, foram convidados também os presidentes das Assembleias Legislativas para participarem do encontro. A intenção dos governadores é, em bloco, construir um modelo de desenvolvimento que dê instrumentos ao espírito empreendedor, inovador e criativo que marca o Brasil Central. A próxima reunião do grupo está agenda para a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, no dia 4 de setembro.
 
Na criação do bloco, o governador Marconi Perillo se firmou como um líder regional, capaz de aglutinar lideranças e somar forças em prol do desenvolvimento econômico dos Estados participantes. Afinal, a ideia do bloco surgiu após o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, convocar o governador Marconi Perillo para liderar a discussão de um projeto desenvolvimentista regional.
 
O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, por sua vez, se destacou ao se firmar como secretário executivo do bloco, ficando a cargo dele a definição de estratégias e operacionalidade do grupo. Para Thiago, o Estado está um passo à frente do restante do país ao propor agora uma nova agenda de desenvolvimento. “Enquanto o restante do Brasil discute a crise econômica, Goiás vai liderar a agenda da prosperidade, discutindo e planejando os próximos passos”, afirmou.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351