Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Conselho de Arquitetura e Urbanismo apoia ação que paralisou obras do BRT

Autarquia reforça criação de projeto completo | 03.09.15 - 15:17 Conselho de Arquitetura e Urbanismo apoia ação que paralisou obras do BRT (Foto: reprodução/FolhaGeral)A Redação
 
Goiânia - 
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (2/9) manifestando apoio à ação civil pública do Ministério Público que pediu a paralisação das obras do BRT (Bus Rapid Transit) que está sendo implantado em Goiânia. Em nota, o conselho reforçou a necessidade de elaboração de um projeto executivo completo, antes da realização de qualquer trecho.

Para o Conselho, o projeto deve se adequar à realidade física e social da cidade. “O que realmente não for possível preservar da vegetação deveria ser substituída por espécimes do mesmo porte ou maior e deveria ser plantado seguindo um planejamento, de forma que, quando a construção do projeto for concluída, as árvores estarão em fase de crescimento avançado. A premissa vale tanto para a Goiás Norte, quanto para a 4a Radial, a Avenida Rio Verde ou a Praça Cívica”, disse em nota.

O CAU-GO também questionou o uso de veículos elevados no BRT, em detrimento dos ônibus de piso rebaixado. “O embarque e desembarque necessitam de estações específicas e elevadas, que não podem ser compartilhadas por veículos mais baixos e provocam maior impacto na paisagem urbana.  Tal opção, hoje, diminui o custo da aquisição dos ônibus, mas no futuro pode dificultar a renovação da frota por veículos mais modernos”. 

“Também é passível de discussão se, com a adoção de bilhetes com tempo de validade estendido, a própria construção dos terminais poderia ser dispensada, uma vez que a baldeação entre linhas poderia ser feita em qualquer ponto de parada, sem controle de acesso. A sociedade tem direito a uma cidade com projeto de qualidade”, finalizou a  nota. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351