Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reforma ministerial

Dilma anuncia corte de oito ministérios; PMDB vai administrar sete

Remuneração sofreu redução de 10% | 02.10.15 - 11:41 Dilma anuncia corte de oito ministérios; PMDB vai administrar sete (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
 
A Redação
 
Goiânia - A presidente Dilma Rousseff anunciou na manhã desta sexta-feira (2/10) o corte de oito ministérios e a intenção de reduzir 3 mil cargos comissionados. Com a medida, o número de pastas reduziu de 39 para 31. O PMDB agora conta com sete pastas, enquanto o PT tem nove.

A nova configuração foi finalizada com o auxílio do ex-presidente Lula. Entre os ministérios que o PMDB passa a comandar estão o da Saúde, com o deputado Marcelo Castro (PI), e o da Ciência e Tecnologia, com Celso Pansera (RJ). A Secretaria da Pesca foi para Agricultura.
 
O Gabinete de Segurança Institucional perdeu o status de ministério, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos será extinta. A Secretaria-Geral se uniu à de Relações Institucionais e passa a ser chamada Secretaria de Governo, que vai ser responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional e pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
 
A presidente anunciou também a criação do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, com a fusão das secretarias de Direitos Humanos; de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para Mulheres.

Leia mais:
Dilma usa a mesma roupa em menos de uma semana
 
Durante pronunciamento, ela justificou que a reforma ministerial tem como principal objetivo ajudar o país a retomar o crescimento de forma mais acelerada. A medida, conforme defendeu, auxilia o alcance do equilíbrio fiscal. "Nós temos condições de superar as dificuldades atuais", disse Dilma.
 
A presidente também anunciou a Criação da Comissão Permanente da Reforma do Estado, a eliminação de 30 secretarias ligadas a ministérios, a redução de 10% dos salários dos ministros e o corte de 30% nos gastos de custeio. Confira os novos ministros anunciados:

- Casa Civil: Jaques Wagner
- Ciência e Tecnologia: Celso Pansera
- Comunicações: André Figueiredo
- Defesa: Aldo Rebelo
- Educação: Aloizio Mercadante
- Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes
- Portos: Helder Barbalho
- Saúde: Marcelo Castro
- Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini
- Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto
 
 
(Com Agência Brasil)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351