Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

UFG, IFG e Instituto Federal Goiano

Após 134 dias, servidores técnico-administrativos encerram greve

Atividades serão retomadas nesta quinta-feira | 07.10.15 - 18:09 Após 134 dias, servidores técnico-administrativos encerram greve (Foto: divulgação)
Kamylla Rodrigues

Goiânia –
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituo Federal de Goiás (IFG), e o Instituto Federal Goiano retornam às atividades normais nesta quinta-feira (8/10), depois de 134 dias de greve. O Comando Nacional de Greve da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (FASUBRA) assinou um termo de acordo com o Governo Federal.

De acordo com a coordenadora de imprensa do Sint-Ifesgo, sindicato que representa a categoria em Goiás, Silvania de Cassia Lima, o termo de acordo assinado não contempla todas as necessidades da categoria, mas diante do cenário econômico do país, houve avanços. “Nossa pauta de reivindicações conta com 27 itens e, de certa forma, a maioria deles foi discutida, mas nós continuamos com as negociações para continuarmos avançando”, disse.

Na proposta aceita pelos técnicos-administrativos contém o reajuste salarial de 10,8% dividido em dois anos. A primeira parcela de 5,5% será paga em agosto de 2016 e a segunda, de 5%, em janeiro de 2017. A progressão de carreira avançou com 0,1% a partir de janeiro de 2017, elevando o índice para 3,9% de acréscimo ao salário a cada dois anos. Além disso, benefícios como auxílio-saúde, auxílio-alimentação e pré-escolar foram reajustados.

A coordenadora de imprensa pediu a compreensão de alunos e justificou que apenas por meio de greve é possível garantir o reajuste salarial. “Se não for assim, nosso salário continua o mesmo para sempre. Não temos uma lei que obriga o reajuste anual. Essa luta só é possível com paralisações e mesmo assim o índice não acompanha a inflação”, lamentou. 

A greve da categoria foi deflagrada no dia 28 de maio e afetou 67 Universidades e Institutos de todo o País.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351