Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Confusão no plenário

Processo contra deputado Major Araújo será aberto na terça-feira (13/10)

Caso pode parar no Conselho de Ética | 09.10.15 - 10:40 Processo contra deputado Major Araújo será aberto na terça-feira (13/10) (Foto: reprodução/Facebook)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de Goiás vai fazer uma representação contra o deputado Major Araújo (PRP) por causa da confusão ocorrida na última semana. O parlamentar chegou a arremessar um tablet contra Talles Barreto (PTB) durante uma discussão no plenário. 
 
Conforme apurou a reportagem do jornal A Redação, a representação seria entregue na quinta-feira (8/10), mas foi adiada para a próxima terça-feira (13) por conta de algumas alterações no documento. O diretório estadual do partido está diretamente envolvido na elaboração o texto.
 
O caso aconteceu no dia 1º de outubro, quando Major Araújo questionou a tramitação e a aprovação em plenário do projeto de lei que institui o Código Tributário do Estado. Ele disse que a aprovação da propositura em votação definitiva, um dia antes, teria sido fruto de fraude dos deputados da base aliada. 

Leia mais:
Major Araújo arremessa tablet contra Talles Barreto durante sessão plenária
 
O deputado afirmou que não encontrou o projeto no portal da transparência da Casa. Durante a polêmica, o parlamentar arremessou um tablet contra Talles Barreto. "Eu queria ter acertado a cabeça dele", disse o Major Araújo na ocasião em entrevista ao AR.
 
Procedimento
A assessoria do deputado Humerto Aidar, que é o presidente do Conselho de Ética, disse que a representação passa primeiro pelo presidente da Casa. Depois de protolocada, Major Araújo terá 15 dias para apresentar defesa. Caberá ao presidente Helio de Sousa decidir se o caso será encaminhado ao Conselho de Ética.
 
Indo para o conselho, um sorteio definirá lista tríplice para que Humberto Aidar decida quem será o relator. Por pertencer ao PSDB, Júlio da Retífica não pode concorrer ao cargo, restando os seguintes nomes:  Bruno Peixoto (PMDB), Álvaro Guimarães (PR), Lucas Calil (PSL), Francisco Jr (PSD) e Valcenôr Braz (PTB). 
 
Após votação, o relatório será encaminhado para o plenário, que decidirá a qual tipo de punição Major Araújo poderá ser submetido, desde advertência verbal até cassação do mandato. Todo o processo deve demorar cerca de dois meses. Este pode ser o primeiro caso analisado pelo Conselho de Ética da Casa, que foi criado em maio deste ano.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351