Sarah Mohn
Goiânia - O modelo de novas agências e as mudanças na comunicação no século 21 foram os destaques da palestra do digital planner Gravoche Fukuma, realizada na manhã desta sexta-feira (20/11), no Sebrae Goiás. A explanação fez parte da 4ª Conferência Midi do jornal A Redação.
"As pessoas querem buscar o que é diferente, o que tem conteúdo de qualidade. E isso resulta em fortalecendo da agência ou da redação", disse. Gavroche é digital planner na CDN Comunicação Corporative e já passou por grandes empresas no Brasil, como Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, BuscaPé e Editora Saraiva.
(Foto: Renato Conde/A Redação)
Gravoche ressaltou que o novo modelo de agência não pode mais se focar em apenas enviar release e fazer follow up. Segundo ele, é necessário estabelecer relacionamento e conversa; construção de imagem e reputação; entrega de conteúdo com convergência de canais; transparência; e estratégia com criatividade. "Não funciona mais a comunicação de mão única."
"Hoje não existe mais apenas imprensa. Todos os públicos são mídia. A comunicação vai e volta. O que as pessoas falam sobre sua marca pauta a imprensa. O que a imprensa diz sobre sua marca pauta as redes sociais", pontuou.
(Foto: Renato Conde/A Redação)
O palestrante frisou que, enquanto os jornais do mundo inteiro têm demitido funcionários, o New York Times vem mantendo nos últimos 15 anos o mesmo quantitativo de jornalistas em sua redação. "E recentemente o New York Times atingiu a marca de 1 milhão de assinaturas digitais."
(Foto: Renato Conde/A Redação)
De acordo com Gavroche, imprensa e agências precisam acompanhar as as mudanças na velocidade so século 21. "A tendência de mercado é agências manterem funcionários mais experientes, enquanto jornais e revistas se apoiam nos novos profissionais", discorreu.
No auditório do Sebrae, Gavroche destacou também que, atualmente, 60% dos dados trafegados na internet são vídeos. "Hoje, não se pode mais confiar apenas em texto e foto. O público mudou", alertou.