Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem

Marconi Perillo recebe título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

Autoridades lotaram a solenidade | 27.11.15 - 15:29 Marconi Perillo recebe título de cidadão honorário do Rio de Janeiro (Foto: João Unes/A Redação)

João Unes

Rio de Janeiro -
O governador de Goiás, Marconi Perillo, agora é cidadão carioca. Ele foi homenageado nesta tarde na Câmara do Rio de Janeiro, onde recebeu o título de cidadão dos vereadores da capital fluminense. A solenidade lotou o plenário Teotônio Vilela, do tradicional Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia.
 
Durante duas horas, políticos goianos e fluminenses se revezaram na tribuna para elogiar a carreira política de Marconi. "Neste momento complexo, temos de homenagear os políticos de caráter", disse o  deputado estadual e secretário Paulo Melo (PMDB), que representou o governador Luiz Pezão na solenidade. 
 
Presidente da Câmara, Jorge Felipe disse que a homenagem é em reconhecimento "ao trabalho que o governador exerce em Goiás".  Ele disse que Marconi é um dos políticos mais eficientes do País: "Em 16 anos, Goiás avançou 100 anos."
 
O cantor e compositor Zezé Di Camargo, que integrou a mesa, disse em seu discurso que tem um carinho imenso por Marconi e elogiou a gestão do governador tucano. "Quando se administra um Estado por quatro vezes, é sinal que se tem muita competência. Acompanho de perto o que Marconi faz em Goiás e, sem dúvidas, nosso Estado também está sendo homenageado aqui hoje."
 
Anselmo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, disse que "a capital goiana invadiu o Rio de Janeiro para homenagear Marconi". 
 
Deputado Helio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, marcou presença na solenidade e não economizou elogios aos falar da trajetória de Marconi. "O Rio, assim como Goiás, terá orgulho de ter Marconi como filho. Ele é um homem sério e muito trabalhador." 
 
Homenagem
Na justificativa da concessão do título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, o autor da proposta, vereador Marcelo Piuí (PHS), afirmou que "a vida parlamentar de Marconi Perillo foi marcada por intensa participação nos trabalhos legislativos, integrando várias comissões, dentre elas a de Constituição e Justiça, e relatando, dentre outros, o projeto sobre a profissão de Empregada Doméstica, o processo que resultou na cassação do mandato do ex-deputado Sérgio Naya e o que transformou em crime hediondo os delitos de falsificação de medicamentos e alimentos".


(Foto: Marco Monteiro)
 
A justificativa diz ainda que Marconi "foi eleito governador de Goiás e empossado em 1º de janeiro de 1999, marcando sua gestão pela implementação de importantes programas sociais e programas de incentivo ao desenvolvimento do Estado".
 
A concessão do título de Cidadão Honorário cita ainda que "dentre os programas sociais que são destaque nas duas primeiras administrações de Marconi estão o Renda Cidadã (beneficiando com ajuda de custo a 150 mil famílias carentes), o Cheque Moradia (que ajuda a população pobre a construir e reformar casas), o Salário Escola, a Bolsa Universitária (132 mil universitários beneficiados), tarifas sociais de energia e água, apoio a creches, entidades e hospitais filantrópicos, o Banco do Povo (que financia pequenos empreendedores), o Lavoura Comunitária, o Tempo de Sanear de kits sanitários para famílias carentes".
 
Ao agradecer a homenagem, o governador de Goiás falou do espírito hospitaleiro do Rio de Janeiro. "O Rio é a cidade de encontros e abraços. Só ela consegue sintetizar a alma plural do brasileiro numa mistura pura, como um bom samba. Nenhuma cidade é tão receptiva e calorosa para aqueles que chegam, vindos de todas as partes".

 

"Estou muito feliz. Já era cidadão fluminense, em título outorgado em 2005 pela Assembleia, e agora estou muito emocionado com esta homenagem", completou.


(Foto: João Unes)


Após a solenidade, Marconi, acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo, foi homenageado com festa e música pelo Grupo Cultural AfroReggae:

 

 
 
Leia a íntegra do discurso do discurso do governador Marconi Perillo ao receber o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro:
 
"Senhoras e senhores
 
É com grande emoção que recebo o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. Agradeço a esta ilustre Casa e à Cidade Maravilhosa que me acolhe como a um filho. Poucas honras poderiam ser tão emocionantes para mim.
 
Quem cresce no coração do País, lá no interior de Goiás, escuta desde cedo coisas fascinantes sobre o Rio de Janeiro. Se São Paulo é vista como a cidade grande, a metrópole incansável, o Rio de Janeiro é a grande cidade, a cidade bonita por natureza, metrópole da arte, do samba e do Carnaval, o mais simbólico cartão postal do nosso País.
 
Capital do Brasil Império e dos alvores da República, o Rio nunca perdeu a majestade. Ainda é a capital da alma brasileira, com as belezas e riquezas de Copacabana, Ipanema, do Jardim Botânico, da Biblioteca Nacional, do Museu de Arte Moderna (MAM) e o de Belas Artes. Foi lar e inspiração para Machado de Assis, Cecília Meireles, Cartola, Oscar Niemeyer, Vinícius de Morais e tantos outros – além de ser a mais importante rota de turismo do Hemisfério Sul.
 
Noel Rosa já diria, num samba: “Cidade notável/ Inimitável/ Maior e mais bela Que outra qualquer/ Cidade sensível/ Irresistível/ Cidade do amor/ Cidade mulher.”
 
O Rio é celebrado e cantado por cariocas do mundo inteiro. Cariocas de Goiás, de São Paulo, de Pernambuco; cariocas gaúchos, baianos, franceses e americanos. Isso porque, como diria Millôr Fernandes: “O carioca, todos sabem, é um cara nascido dois terços no Rio e outro terço em Minas, Ceará, Bahia, e São Paulo, sem falar em todos os outros Estados, sobretudo o maior deles: o estado de espírito”. Ser carioca é um estado de espírito.
 
Foi um baiano bem carioca, Caetano Veloso, que eternizou a Cidade Maravilhosa ao cantar: “Rio de Janeiro, gosto de você. Gosto de quem gosta deste céu, desse mar, dessa gente feliz.” E Cartola, lenda do samba e carioca da gema, cantava para os corações da Mangueira: Alvorada lá no morro que beleza/ Ninguém chora, não há tristeza/ Ninguém sente dissabor.
 
Goiás também tem seu terço do Rio e agora o Rio também tem sua parte de Goiás, representado no samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense, que neste ano conta, na Sapucaí, a história dos Filhos de Francisco, Zezé de Camargo e Luciano. No samba-enredo, a Imperatriz fala do pai que apostou no sucesso de seus filhos. Zezé de Camargo e Luciano cantam Goiás para o Rio de Janeiro e para o Brasil.
 
O Rio é a cidade de encontros e abraços. Só ela consegue sintetizar a alma plural do brasileiro numa mistura pura, como um bom samba. Nenhuma cidade é tão receptiva e calorosa para aqueles que chegam, vindos de todas as partes.  As Olimpíadas de 2016 estão aí para mostrar isso: o Rio receberá o mundo de braços abertos. E ninguém melhor do que Tom Jobim para colocar em palavras a poesia e o carinho que sinto pelo Rio: “Cristo Redentor/ Braços abertos sobre a Guanabara/ Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você./ Rio de sol, de céu, de mar.” Obrigado, Rio!"
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351