Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Neste domingo (25/2)

Marconi visita exposição sobre Frei Confaloni no CCON

Entrada é franca | 24.02.18 - 15:25 Marconi visita exposição sobre Frei Confaloni no CCON (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
Um dos principais apoiadores da iniciativa, o governador Marconi Perillo visita neste domingo (25/2), às 11 horas, a exposição “ABC Confaloni - Modernidade inaugural e outras obras". A mostra, que chega ao seu último dia após quase três meses em cartaz com entrada franca, é sediada pelo Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).
 
“ABC Confaloni” traz cerca de 300 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, afrescos e objetos pessoais pertencentes a colecionadores locais, nacionais e familiares do artista. O conjunto engloba diversas técnicas, suportes e temas, entre eles retratos, paisagens, casarios, personagens populares e religiosidade. Há obras que nunca foram expostas, em especial as que vêm da Itália. E há ainda a reconstituição, em tamanho real, de seu último ateliê, conforme deixado quando de seu falecimento, em junho de 1977, aos 60 anos de idade - 27 deles vividos em Goiás.
 
Os itens foram mapeados e reunidos pelo produtor cultural, biógrafo e pesquisador Px Silveira, idealizador da mostra. Silveira pesquisa a obra do frei desde a década de 1980 e é autor de "Conhecer Confaloni" (premiado pela PUC, em sua 3ª edição) e "Tempo Confaloni" (a ser lançado com a mostra). Também realiza o projeto "Raisonné Confaloni", iniciado em 2013. A curadoria pensada por ele - e dividida em curadorias setoriais, para as quais convidou Dayalis Perdomo (história), Sáida Cunha (obras internacionais) e Neusa Baiocchi (documentos) - permite conhecer as diferentes fases da vida e da obra do artista, mostrando-o por inteiro, sem recortes.
 
Já a expografia, assinada conjuntamente por Px Silveira, Gilmar Camilo e Cleandro Jorge, conta com recursos cênicos e eletrônicos para levar o observador a um percurso que se estende de 1935 a 1977, de forma a inspirá-lo e fazê-lo se aproximar do artista, transparecendo seu processo de criação e sua visão de mundo.
 
Trajetória
Giuseppe Confaloni nasceu em Grotte di Castro, Itália, em 1917. Chegou a Goiás em 1950 como parte da missão evangelizadora da Igreja Católica na América. Sua primeira tarefa foi pintar os afrescos da Igreja do Rosário, na antiga capital do Estado, a cidade de Goiás.
 
Já em Goiânia, pintou também os afrescos da Igreja de São Judas, no Setor Coimbra, da Estação Ferroviária de Goiás e da antiga sede da Companhia Energética de Goiás (Celg), prédio hoje ocupado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
 
Fundou a Escola Goiana de Belas Artes - primeira escola de arte, precursora do movimento modernista e fomentadora da arte em Goiás. Entre os artistas influenciados por Confaloni estão nomes referenciais das artes visuais no Estado, como Amaury Menezes, Siron Franco e Ana Maria Pacheco.
 
Créditos
“ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras” é uma realização da Comissão de Registro e Comemorações do Centenário de Nascimento de Giuseppe Confaloni, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), do Instituto ArteCidadania, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás), do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.
 
Tem apoio cultural da Metrobus, Infraero, Ordem dos Dominicanos, Época Galeria de Arte, Buena Vista Shopping e Projeto Raisonné Confaloni. O projeto foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás e tem o patrocínio da Saneago – 50 Anos.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351