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Entrevista exclusiva

Especialista diz que as pessoas são responsáveis pelo sucesso de uma empresa

Rodrigo Ribeiro atua no setor calçadista | 24.02.18 - 18:19 Especialista diz que as pessoas são responsáveis pelo sucesso de uma empresa (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Bater a meta, realizar um bom atendimento, liderar uma equipe. Quais os principais desafios quando o assunto é venda? E para o setor de calçados? Existe alguma especificidade? Há 25 anos Rodrigo Ribeiro atua no setor calçadista nacional e internacional! Ele que já que trabalhou como gestor comercial (10 anos), representante comercial (10 anos) e há cinco anos trabalha internamente na área administrativa de vendas tem viajado pelo país, com suas palestras sobre vendas e metas.
 
Nesta semana, ele esteve em Goiânia em parceria com o Sebrae Goiás durante a 7ª edição da Goiânical, feira de calçados, confecção e acessórios que está sendo realizada no Centro de Cultura e Convenções. O Jornal A Redação aproveitou a oportunidade para entrevistar o palestrante e a íntegra, você confere a seguir:
 
Jornal A Redação: Qual é hoje o maior desafio de um lojista e de um representante de vendas quando falamos de calçados? 
 
Rodrigo Ribeiro: O maior desafio é manter se atualizado diante da velocidade das mudanças.  Além, de superar as barreiras políticas e econômicas de nosso país. Para isso, a importância do aprendizado constante, pois, desta maneira irá encontrar caminhos para vencer essas adversidades.
 
AR: Você defende a necessidade de gerir pessoas para garantir o sucesso de uma empresa. Porque ainda temos tantos problemas de ingerência, de relações humanas... o que precisamos mudar? 
 
Rodrigo Ribeiro: Infelizmente isso acontece porque em nosso país vendedor não é encarado como uma carreira, com profissionalização e principalmente especialização. Não tenho dúvidas e afirmo que a gestão de pessoas para o desenvolvimento de seus talentos é o melhor caminho para superar essa miopia corporativa que existe. A mudança deve acontecer em nosso comportamento, em nossas atitudes e principalmente ações e estratégias para capacitar os profissionais da área de vendas.
 
AR: Liderar pessoas. Qual é a chave do sucesso? 
 
Rodrigo Ribeiro: O exemplo! A melhor liderança que existe é você dar o exemplo para sua equipe. Não adianta você cobrar alguém de algo que você não está preparado para realizar. Quando se dá o exemplo você consegue engajar pessoas para uma causa muito maior do que apenas empresarial, você consegue movê-las em prol de um propósito.
 
AR: Como bater "a meta" e faturar cada vez mais?
 
Rodrigo Ribeiro: Capacitando e treinando as pessoas. Está comprovado, que quanto mais preparados estamos, mais prontos para superar as metas ficamos. E um ponto fundamental é sempre lançar novos desafios para equipe, pois, desta maneira vai se crescendo cada vez mais, sem entrar em uma zona de conforto.
 
AR: Hoje temos muitas marcas com sede no Sul e Sudeste com fábricas no Nordeste, principalmente pelos incentivos fiscais. Como os outros estados podem ganhar empregabilidade e geração de renda, proporcionando menos impostos para empresários? 
 
Rodrigo Ribeiro: Essa é uma mudança que está além de nossas decisões. Precisa ter uma mudança política muito séria em nosso país. Nós vivemos nos estados “desunidos” aonde cada estado cria sua própria barreira protecionista. Para mudar esse cenário precisamos deixar de lado a oposição, e todos se unirem para o mesmo objetivo, afinal de contas o Brasil é único.
 
AR: O Sebrae dá as mãos aos pequenos e médios empresários. Qual avanço você considera que tivemos nos últimos anos e o que ainda temos a caminhar?
 
Rodrigo Ribeiro: Vejo que o maior avanço é proporcionar a todos, independente do tamanho da empresa, um aperfeiçoamento profissional, tanto empresarial quanto pessoal. Acompanho o trabalho do Sebrae em todo o país, e vejo quão rico são as oportunidades que proporcionam a todos. Infelizmente, ainda vejo muita falta de interesse do próprio empresário brasileiro. Ao invés de primeiro se especializarem para empreender com sucesso, a maioria faz o inverso, e quando quer voltar para organizar a sua própria empresa nem sempre conseguem mais.
 
AR: Em época da crise, quem consegue se superar melhor: pequenas ou grandes empresas? 
 
Rodrigo Ribeiro: Acredito que não é o tamanho da empresa que determina a adaptação ao cenário político econômico, mas sim a capacidade de mudança dos seus gestores. Vejo em todo o país, empresas pequenas, médias e grandes sobressaindo muito bem diante das adversidades, como vejo também o inverso. Sendo assim, concluo que as pessoas são as principais fontes de adaptação a todo o cenário que estamos presenciando. São as pessoas responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de uma empresa!

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