Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrevista

Oloares Ferreira: "Faço jornalismo para o povo"

De vendedor de picolé a apresentador de TV | 14.09.13 - 08:40 Oloares Ferreira: "Faço jornalismo para o povo" (Foto: Bruno Hermano/A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia -
 Humilde, tímido e cheio de vontade de trabalhar. É assim que se define o jornalista Oloares Ferreira. Durante visita ao jornal A Redação, na tarde da última quarta-feira (11/9), o apresentador do Balanço Geral, da Record Goiás, falou sobre sua vida pessoal e profissional, destacando os momentos de dificuldades e de conquistas. Hoje, aos 42 anos, Oloares se diz um homem realizado.

Em uma conversa descontraída, o jornalista contou que, mesmo vindo de família humilde, soube lutar pelos seus interesses e objetivos. Natural da cidade de Crixás (GO), o repórter e apresentador chegou à capital goiana em 1990, onde passou, durante algum tempo, por dias difíceis. Hoje, no comando do Balanço Geral, líder de audiência no horário do almoço, Oloares faz, como poucos, o  jornalismo comunitário.

"Meu dia começa às 6 horas e eu nunca sei quando vai acabar. Trabalho muito, minha rotina é cansativa, mas eu gosto disso", afirma. "Sou muito satisfeito com a minha vida! Só peço a Deus saúde e disposição para trabalhar".
 

Diretor-presidente do AR, João Unes, e Oloares Ferreira (Foto: Bruno Hermano/A Redação)
 
Quando tudo começou
Oloares começou a integrar a equipe da Record Goiás em 2000. Porém, o tempo na emissora seria curto: apenas 30 dias. O atual apresentador entrou na emissora para cobrir férias de uma repórter e após alguns anos acabou se tornando o mais assediado jornalista da empresa em Goiás.

Ele conta que, na época, o então apresentador do extinto Goiânia Urgente, Luiz Carlos Bordoni surpreendeu os diretores da Record e o público ao pedir demissão no ar. Em meio à correria e ao desespero para continuar com o telejornal, os diretores escolheram Oloares, único repórter presente na empresa no momento, para assumir a função.
 
"Colocaram uma gravata em mim e praticamente me empurraram para o estúdio. Eu continuei na apresentação por mais alguns dias, mas tinha a promessa de que uma pessoa seria contratada para tal função, o que nunca aconteceu. Estou no comando até hoje", lembra. “Sou muito feliz na Record e não trocaria por nenhuma outra emissora em Goiás.”

Jornalista do povo
Oloares é apontado como o jornalista do povo, que faz jornalismo para as massas. Questionado sobre o segredo para tamanha aproximação com o público, ele  diz que não sabe explicar.  "Foi acontecendo", diz. "Eu sou eu mesmo, não imito ninguém! Meu vocabulário é simples, falo a voz do povão."
 
Para ele, só quem passou dificuldade na vida realmente entende algumas situações críticas vividas pela sociedade goiana.

"Eu vim de baixo. Sei de cada detalhe vivido pelos goianos. Passei por muita coisa difícil e sei como é revoltante ônibus lotado, ônibus atrasado e tantas outras coisas. Talvez seja por isso que os cidadãos da nossa cidade e do nosso Estado se identificam tanto comigo. Sou simples como eles são!"
 
Mesmo com a responsabilidade da edição e da apresentação, o jornalista não esconde sua preferência. “Gosto mesmo é de ir para a rua e fazer as reportagens. Costumo dizer que sou um repórter que apresenta e não um apresentador que faz reportagem.”

Críticas
Para as pessoas que pretendem trabalhar com jornalismo, principalmente os jovens, o apresentador, repórter e editor da Record Goiás dá as dicas. “Não pode ter medo de ser ousado, diferente”, diz ele. “Hoje só faz sucesso quem é diferente. Um bom exemplo é o próprio jornal A Redação, que surgiu de uma ideia ousada e que deu muito certo!”
 
Mesmo diante de tamanho sucesso, o apresentador não fica livre das críticas. “Não pode ter medo de críticas, pois elas virão. Me chamam de sensacionalista, mas eu adoro! Ser sensacionalista é causar sensação em alguém e é exatamente isso que eu quero. Normalmente sou criticado por outros jornalistas, mas não faço jornalismo para colegas de profissão,  faço jornalismo para o povo”, argumenta.
 
Assédio
Visto por muitos como celebridade, Oloares Ferreira não se sente incomodado com o assédio dos fãs. “Tenho consciência de que não sou um artista, mas não nego se me pedem um autógrafo ou para tirar foto comigo. Passo horas sendo fotografado ao lado das pessoas, se me pedirem”, conta. 
 
“Sei me dar bem com isso e me aproximo com facilidade das pessoas. Normalmente, aquelas pessoas que só me viam pela TV e não gostavam de mim passam a gostar depois que me conhecem pessoalmente”, revela.
 

Oloares Ferreira durante visita ao jornal A Redação (Foto: Bruno Hermano/A Redação)
 
Origem simples
Hoje realizado profissionalmente, Oloares falou, também sobre sua origem simples. Em Crixás, começou a trabalhar muito cedo. Aos sete anos de idade, ainda no interior, Oloares vendia picolés em frente à escola onde sua mãe trabalhava como porteira.

“Comecei a trabalhar muito novo e meus pais também sempre batalharam muito”, conta. “Meu pai trabalhava na roça, pegava no pesado mesmo, mas lembro que ele sempre dizia que filho dele tinha que estudar e ter um futuro melhor. Nós morávamos em uma casa de adobe e chão batido.”
 
Depois, aos 14 anos, Oloares começou a trabalhar em um supermercado, onde entregava botijões de gás. “Quando eu decidi me mudar de Crixás para Goiânia, eu comprei uma bicicleta à prestação e vendi à vista. Com o dinheiro, paguei a passagem. Já na capital, arrumei um emprego de chapeiro em um pit dog na Praça Universitária. Com o que eu recebia, pagava um quartinho para mim e pagava a bicicleta que eu ainda devia”, acrescenta.

“Não tenho vergonha de dizer que já passei fome, porque isso já aconteceu sim. Em Goiânia, eu comprava pão amanhecido, por ser mais barato, e tinha dias que uma lata de sardinha era meu almoço e jantar”, acrescenta, destacando que se sente vencedor, pois sempre correu atrás de seus objetivos.

 
“Em Goiânia, recebi a ajuda de muita gente e jamais vou esquecer das pessoas que me deram a mão quando eu mais precisei”, afirma.
 
Política
Sucesso com o público, Oloares é apontado por muitos como “futuro político”, mas ele nega. “De jeito nenhum! Não sou candidato a nada e nem penso nisso. Não faria nem propaganda para nenhum político. Eu poderia até apoiar alguém, mas, se essa pessoa, caso eleita, não cumprisse o que prometeu, eu mesmo denunciaria”, garante. 
 
Questionado sobre suas expectativas para as eleições de 2014 para o governo do Estado, o apresentador aposta na reeleição de Marconi Perillo. “Ele está sabendo reconstruir sua imagem. Realizando muitas obras no interior e isso é bom para ele. Conheço várias pessoas que viviam falando mal do Marconi e hoje só elogiam”, diz.  Para ele, os partidos de oposição não conseguem se unir e parecem não ter estratégia.
 
“A oposição em Goiás é muito bagunçada e, na minha opinião, não vão conseguir se organizar para tentar vencê-lo. Ainda estão presos na questão de rodovias e isso não é mais motivo. Viajo muito e por onde eu tenho passado as estradas estão um tapete, e isso tem que ser reconhecido”, conclui.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 13.12.2018 09:21 FERNANDO ANTONIO

    GENTE PELO AMOR DE DEUS, O OLOARES ESTA ACABANDO COM O PROGRAMA DELE, COLOCANDO AQUELE IDIOTA COM UMA CABAÇA DO TAMANHO DELE DO LADO, SE AQUILO QUE ELE FAZ E IMITAR UM CAMARADA DA ROÇA, NA VERDADE ELE ESTA E DENEGRINDO A IMAGEM DO PESSOAL DA ROCA. FORA FALAR O TANTO QUE ELE E SEM GRAÇA, QUANDO EU COLOCO NA RECORD, E A PRIMEIRA IMAGEM QUE EU VEJO E DAQUELE BOBO, EU MUDO DE CANAL NA MESMA HORA, NA MINHA FAMILIA NINGUEM GOSTA DAS GRACINHAS SEM GRAÇA QUE ELE FAZ, ISSO FORA QUE EU ACHO QUE ELE ACABA COM A IMAGEM DO HOMEM DO CAMPO, OLOARES ME RESPONDA UMA COISA, POR QUE, QUE ELE FAZ PAPEL DE HOMEM DO CAMPO, E SO POR QUE E DO CAMPO TEM QUE TER OS DENTES PODRES ??????? PRA MIM COM AQUELE PALHACADA DE ELE FAZ PAPEL E DE UM CRAQUEIRO DO CAMPO. QUE TAMBEM ACHO UMA GRANDE BABAQUICE, E VC AINDA TEM CAPACIDADE DE CHAMAR UM BOBO DESSE DE ARTISTA, E PRA ACABAR COM O PEQUI DE GOIAS MESMO VIU

  • 15.04.2015 12:56 LEONARDO SILVA

    BOA TARDE OLOARES,POR SABER DA GRANDE AUDIÊNCIA DE SEU PROGRAMA E QUE ESCREVO ESTE COMENTÁRIO.HOJE MINHA ESPOSA GRAVIDA DE 5 MESES FOI AO POSTO DE SAÚDE DA FAMA ONDE TINHA UMA CONSULTA MARCADA PARA ACOMPANHAMENTO (PRÉ-NATAL)ONDE FOI INFORMADA QUE NÃO SERIA POSSÍVEL SER ATENDIDA PORQUE A CELG ESTARIA INDO AO LOCAL HOJE PARA CORTAR A ENERGIA.FAÇO ESSA RECLAMAÇÃO EM NOME DE MINHA ESPOSA E DE TODAS AS OUTRAS QUE TAMBÉM SOFRERAM COM O MESMO DESCASO,SE QUER TIVERAM A BOA VONTADE DE LIGAR E EXPOR A SITUAÇÃO PARA QUE AQUELAS QUE ESTAVAM COM CONSULTAS MARCADAS NÃO COMPARECESSEM AO POSTO ECONOMIZANDO ASSIM AS PASSAGENS OU LITROS DE GASOLINA COM PREÇOS ABUSIVOS.OLOARES VOCÊ E A NOSSA VOZ NOS AJUDE A PROTESTARMOS DE FORMA PACIFICA E EFICAZ,DESDE JÁ AGRADEÇO,UM GRANDE ABRAÇO.

  • 24.10.2014 11:29 mariza cabral santos

    Bom dia Oloares, Gostaria que fizesse o seguinte comentário em seu programa com relação ao caus. financeiro que se encontra a prefeitura de Goiânia. Não sei se vc se lembra da COMDATA...Extinta a algum tempo por vários motivos, entre eles a folha de pagamento com valores exorbitante. Só que, no dia 20 de outubro , foi criado a Lei nº 9.483, aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito disposto sobre o Plano de Cargos e Salários do funcionários da então extinta COMTADA, hoje SETEC, permanecendo o mesmo disparate que era antes....variando entre R$ 3.00,00 à 25.000,00, conforme pode ser consultado no portal de transparência do servidor. Acho isso uma falta de respeito tanto para com os funcionários da prefeitura que ganham salario mínimo, quanto com a população de Goiania, que tem de pagar impostos cada vez mais altos para custear folha de pagamento descabida para o senhor prefeito pousar de bonzinho para seus interesses políticos

  • 09.01.2014 15:07 rafael silva e moradores

    presado, amigo. gostaria que desse um alerta, pro prefeito, mandar limpar as ruas do setor center ville em goánia, esta uama catinga insuportavél, rua sujas lixo aos. montes os varredores não limpam a diviza center vile com santa rita, a um ano;a rua divide os stores,, esta uma calamudade,. por favor de um pulo aqui e comfira o povo agradece .,

  • 15.11.2013 19:08 manim vieira

    oloares eu tenho muita indi guinação pelo o prefeito de Bonfinópolis pois eli esta deixando Bonfinópolis enshe de buraco eu moro no jd:santana as ruas daqui nao ta mais passando carro afinal de contas o prefeito nem aqui mora a jenti ta cansado de so fre aqui qui muita genti nao reclama comedo

  • 16.10.2013 14:54 cleinaldo luis dos santos

    'Oloares Ferreira" sei que muito difícil de confiar nas pessoas caro meritíssimo "Oloares Ferreira" tei uma nova modalidade esportiva para o brasil quero faz uma "maquete eletronica em 3d" mas não tem recurso para o projeto quero uma pessoa que e um engenheiro eletronico em 3d moro no jardim nova esperança goiania meu (62)91120136 *UMA NOVA MODALIDADE ESPORTIVA NO BRASIL* que vai agregar valores na sociedade esportiva. e no mundo Olimpico<>>http://esportvoo.no.comunidades.net/index.php?pagina=1660119796

  • 16.10.2013 14:52 cleinaldo luiz dos santos

    'Oloares Ferreira" sei que muito difícil de confiar nas pessoas caro meritíssimo "Oloares Ferreira" tei uma nova modalidade esportiva para o brasil quero faz uma "maquete eletronica em 3d" mas não tem recurso para o projeto quero uma pessoa que e um engenheiro eletronico em 3d moro no jardim nova esperança goiania meu (62)91120136 *UMA NOVA MODALIDADE ESPORTIVA NO BRASIL* que vai agregar valores na sociedade esportiva. e no mundo Olimpico<>>http://esportvoo.no.comunidades.net/index.php?pagina=1660119796

  • 18.09.2013 06:54 Rogério

    Se chutarem o saco deste governador de mentira, não fica um dente desse aí...

  • 17.09.2013 00:44 Killa Tadda

    Esse fala demais e age de menos. e os merchand de produtos pra cabelo sendo que ele é quase careca. Vejo como um topa tudo por dinheiro é porque o povão muito sem noção que só leem a Bíblia e veneram esse oportunista.

  • 16.09.2013 09:57 ARALY IANAN GOMES

    COMPROU O COLCHÃO DA FORTE BOM,COMPROU CONSIGUINADO, JA PAGOU E QUANDO FOI TIRAR O EMPRESTIMO A MENNOS DE 3 MESES, DESCOBRIU QUE ESTA PAGANDO POR OUTRO COLCHÃO TIRADO EM NOME DELA.ELA TEM 73 ANOS TEM PROBLEMAS DE SAUDE DIABETE E CANCER QUE ELA TRATA NO ARAUJ JORGE. ME AJUDE POR FAVOR ME LIGUE 62-9194-8365 / 62-8532-5667

  • 16.09.2013 09:33 ARALY IANAN GOMES

    OLA BOM DIA , ALOARES, VENHO PEDIR SUA AJUDA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DA MINHA SOGRA ELA COMPROU O COLCHÃO DA FORTE BOM,COMPROU CONSIGUINADO, JA PAGOU E QUANDO FOI TIRAR O EMPRESTIMO A MENNOS DE 3 MESES, DESCOBRIU QUE ESTA PAGANDO POR OUTRO COLCHÃO TIRADO EM NOME DELA.ELA TEM 73 ANOS TEM PROBLEMAS DE SAUDE DIABETE E CANCER QUE ELA TRATA NO ARAUJ JORGE. ME AJUDE POR FAVOR ME LIGUE 62-9194-8365 / 62-8532-5667

  • 14.09.2013 19:12 Maria de Fátima Pinto Sirqueira

    Oloares, é um prazer muito grande ter esse monólogo com você! Você é a pessoa certa para fazer o trabalho que faz e tem feito! Parabéns pela coragem! És um grande vencedor! Sempre nas minhas orações eu oro por você ao Espírito Santo te guardar! Porque não aceito a sua saída de repente porque certas pessoas não querem. É claro que nunca poderemos agradar a todos! Mas, continue assim! Você é a nossa voz! Gostaria de lhe conhecer pessoalmente,mas... Um grande abraço!

  • 14.09.2013 18:34 INGRET DANIELLI DOS SANTOS

    Adorei a entrevista, sou sua admiradora incondicional você é nota dez como:profissional, pessoa, ser humano...È merecedor de toda paz e felicidade continue sempre sendo essa pessoa especial que você é. Vou esta aqui do outro lado orando e pedindo a Deus que te guarde e te proteje sempre. Bjosss

  • 14.09.2013 16:04 inesia alves garcia

    oloares, eu tambem fiz tudo assim como voce sou natural de caçu, nao sou uma jornalista assim como voce mas trabalho com modelagem de vestiario e sou muito feliz e realizada com minha profissao. oloares eu vejo todos os dias aqui em goiania mesmo proximo ao terminal bandeiras.

  • 14.09.2013 15:47 Fabiana Feitosa

    Oloares Ferreira,gosto muito do seu trabalho,acho que vc é um excelente profissional sempre defendendo o povo,eu nunca consegui falar com vc no site,pois queria que vc perguntasse ao secretário da educação de Apª de Goiânia sobre o nosso plano de carreira e nossa licença premio,que desde 2010 estou tentando tirar e ele não concede p/ninguém,por favor nos ajude a todos funcionários da secretária da Educação de Aparecida.Obrigado desde já.

« Anterior 1 2 Próxima »
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351