Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Estrutura sustentável

Construção do Centro de Diagnósticos Unimed Goiânia é tema de quatro TCCs

Complexo tem certificação LEED | 19.03.18 - 11:24
 
A Redação
 
Goiânia - Localizado no Setor Bueno, o novo Complexo Administrativo e Centro de Diagnósticos da Unimed Goiânia é objeto de estudo de quatro trabalhos de conclusão de curso. Os alunos de engenharia civil e ambiental têm como principal foco a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), alcançada pela Cooperativa.
 
Tal certificação foi obtida graças a construção de forma sustentável. O LEED é um referencial técnico norte-americano elaborado pelo United States Green Building Council (USGBC), organização não governamental que reúne líderes de mercado no setor da construção e da arquitetura com a finalidade de desenvolver critérios mínimos e parâmetros para avaliação e comparação entre edifícios sustentáveis e de alta performance.
 
Com essa certificação, o novo prédio da Unimed Goiânia foi considerado ambientalmente responsável, economicamente sustentável e com espaços saudáveis para se trabalhar. A construção é a primeira a obter a certificação na região Centro-Oeste e em todo o Sistema Nacional Unimed.
 
TCCs
O aluno Igor Santiago desenvolveu seu trabalho com o tema “Edifícios sustentáveis: certificação Leed no Brasil. Estudo de Caso - Unimed Goiânia”, onde analisa os termos e condições que deram à Cooperativa sua certificação. “Com a crescente degradação não só ambiental, mas cultural, social e econômica geradas pela construção civil, me interessei pela forma que os sistemas de certificações tratam essa situação. A Unimed Goiânia é pioneira na capital, e é muito importante que a missão de ‘cuidar das pessoas’ se estenda ao meio ambiente em que vivemos”, disse.
 
Sua orientadora, a professora Cynthia Alexandra, cita que a iniciativa pioneira da Unimed Goiânia deveria ser exemplo para as outras edificações. “Ter um selo de certificação sustentável na capital goiana é muito importante para que seja exemplo para outras instituições poderem seguir pelo mesmo caminho de sustentabilidade”, explicou.
 

(Foto: divulgação)
 
Outros dois alunos, Gabriel Dib e Eduardo Rezende, da PUC Goiás, visitaram a Unimed Goiânia e conversaram, no dia 2 de março, com o gerente Administrativo Kleber Pio para obter orientações técnicas para seu trabalho de conclusão de curso.
 
Com este último, que ainda não está pronto, já é o quarto trabalho acadêmico que tem o prédio do CDU como objeto de estudo. Por ser pioneiro e único no estado a obter a certificação LEED, os estudos enfocam como o prédio foi construído e é mantido de forma totalmente sustentável.
 
Para o diretor de Recursos e Serviços Próprios II, José Garcia, a abordagem do prédio para o desenvolvimento acadêmico é uma honra para a cooperativa. “Nós construímos o prédio dessa forma por causa do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Tivemos um tempo de construção maior, mas valeu a pena pelos benefícios e a influência positiva na comunidade”, disse o diretor. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351