Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Dia 'D' de mobilização nacional contra a gripe será neste sábado (9/5)

Veja lista com os postos de vacinação | 08.05.15 - 17:18 Dia 'D' de mobilização nacional contra a gripe será neste sábado (9/5) (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
 Iniciada na última segunda-feira (4/5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2015 seguirá até o próximo dia 22 de maio. A ação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, pretende vacinar 80% dos grupos prioritários, representando, aproximadamente, 264 mil pessoas. A mobilização nacional ocorrerá amanhã a partir das 8 horas, no Cais Vila Nova. 80 postos de saúde receberam doses da vacina (veja lista aqui).
 
Todos os pacientes devem estar munidos de cartão de vacinação e, no caso de idosos, com a Caderneta de Saúde do Idoso. Os grupos prioritários para vacinação são crianças entre seis meses e cinco anos; gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias); trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos de idade; população privada de liberdade e funcionários prisionais; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como asma, doença renal, câncer, cirrose e síndrome de Down.
 
Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Em caso do local de atendimento cadastrado não ter um posto de vacinação, o paciente deve adquirir uma prescrição médica ou qualquer documento que comprove sua inserção no grupo a ser vacinado.
 
O objetivo da campanha é reduzir as complicações e internações de pessoas infectadas com o vírus da influenza e os casos mais graves que resultam em morte do paciente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5 a 15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351