Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Goiânia recebe curso inédito voltado para tratamento de pacientes autistas

Evento será nesta sexta (31/7) e sábado (1º/8) | 30.07.15 - 17:10
A Redação

Goiânia - 
A capital goiana recebe pela primeira vez, nesta sexta-feira (31/7) e no sábado (1º/8), um curso de aprimoramento em ABA (em português, Análise do Comportamento Aplicada), uma das técnicas científicas mais eficientes no tratamento de pessoas autistas. Assim como têm apontado as últimas pesquisas mundiais, o curso que começa a ser ministrado nesta sexta-feira, 31, será aberto também aos pais dos pacientes, deixando de ser restrito apenas aos profissionais das áreas de Saúde e Educação.
 
Levantamento recente realizado nos Estados Unidos e que envolveu 180 crianças com idades entre 3 e 7 anos, com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA), mostrou que um treinamento mais completo direcionado aos pais dos pacientes pode ser mais eficaz na redução de comportamentos de isolamento de seus filhos do que um simples processo de informação. De acordo com o estudo, chegou a 70% o percentual de respostas positivas das crianças autistas ao ambiente em que vivem, no caso dos pais que receberam uma capacitação mais profunda.
 
Atualmente, 1 a cada 68 crianças está dentro do espectro autista. Em 2000, uma pesquisa realizada no Brasil considerava a proporção de 1 a cada 300. A mudança não está associada necessariamente ao aumento do número de casos, mas sim à quantidade crescente de diagnósticos precoces, o que interfere positivamente no prognóstico e qualidade de vida do paciente.
 
“Nosso intuito é apresentar e discutir as bases teóricas e práticas que fundamentam uma intervenção em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com desenvolvimento atípico. O curso fornece aos alunos, sejam eles profissionais ou pais de pacientes, ferramentas para a aplicação de alguns princípios da terapia ABA”, explica a coordenadora do evento, a neuropsicóloga Raquel Borges Magalhães.
 
Programação
O primeiro módulo do curso será realizado nesta sexta-feira, 31, e sábado, 1, e contará com palestra de abertura do neuropediatra goiano Hélio van der Linden Júnior, que vai falar sobre a “Neurobiologia do Autismo”. Em seguida, o psicólogo Robson Faggiani, doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), aborda tópicos como a avaliação, intervenção e características diagnósticas de pacientes com TEA, e faz uma introdução aos conceitos da terapia ABA.
 
O curso, dividido em oito módulos, ocorre uma vez por mês até março do ano que vem. A programação ainda conta com outros nomes de peso da área, como os neuropediatras goianos Lívio Chaves e Fábio Pessoa, e os psicólogos Ana Luiza Roncatti, Luana Zeolla e Marina Lemos, de São Paulo.
 
Serviço:
Curso inédito voltado para tratamento de pacientes autistas
Quando: 31 de julho (sexta-feira) – 17 às 22 horas
                1º de agosto (sábado) – 8 às 17 horas
Local: Alameda Ricardo Paranhos, nº 799, Edifício Prospére (auditório), Setor Marista
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351