Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Até 31 de agosto

Vacinação contra paralisia infantil em Goiás começa neste sábado (15/8)

Mais de 390 mil crianças devem tomar dose | 13.08.15 - 12:11 Vacinação contra paralisia infantil em Goiás começa neste sábado (15/8) (Foto: divulgação/redetiradentes.com.br)
 
A Redação
 
Goiânia - Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade devem se vacinar contra a paralisia infantil, a poliomielite. A vacinação começa neste sábado (15/8), Dia D da Campanha e segue até dia 31 de agosto em 908 postos de vacinação em todo o estado, além de 2450 postos de vacinação volantes. 
 
A meta é vacinar no mínimo 95% do público-alvo, o que representa 390.800 crianças goianas do total de 411.368. Segundo o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, o maior desafio é que o índice seja alcançado em cada região do estado de forma homogênea. Em 2014, Goiás registrou a cobertura vacinal de 98,82%, mas em relação à homogeneidade foi de apenas 72,36%, ficando abaixo da média preconizada de 80%. 
 
Para garantir a homogeneidade dos municípios, o secretário informou, durante coletiva na manhã desta quinta-feira (13) que os postos volantes vão para o interior, periferia, área rural e lugares de grande aglomeração de pessoas para que todos vacinem.
 
Há mais de 26 anos não há casos registrados de poliomielite no Brasil. Em Goiás o último caso foi também em 1989. Apesar de ter muito tempo sem casos da doença, Vilela alerta para importância de vacinar.

“Em alguns países do mundo ainda tem a doença e existe o risco desse vírus circular. Se tivermos crianças sem anticorpos, não imunizados, nós poderemos ter novos casos de poliomielite, que é uma doença grave. A paralisia infantil provoca sequelas que comprometem a pessoa para o resto da vida. A vacina é gratuita e não tem efeito colateral”.
 
Nesta campanha, será usada a Vacina Oral Poliomielite (VOP) de forma indiscriminada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Os postos estarão abertos das 8 às 17 horas.
 
Atualização de vacinas
Além da vacina contra a paralisia infantil, a Secretaria estadual da Saúde informa que este período, de 15 a 31 de agosto, também é o momento para os pais ou responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação da criançada menor de cinco anos.
 
A multivacinação é uma estratégica onde em um único momento são oferecidas ao público-alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.
 
Serão oferecidas neste momento vacinas que protegem contra sarampo, varicela, rubéola, coqueluche, tétano, meningite, pneumonia, hepatites A e B, febre amarela, entre outras. (Com Goiás Agora)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351