Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

IBGE

População acima de 60 anos de Goiás dobrou

Idosos devem manter exames em dia | 30.09.15 - 17:10 População acima de 60 anos de Goiás dobrou (Foto: Fotos Públicas)
A Redação

Goiânia -
O número de pessoas no Brasil acima de 60 anos continua crescendo: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% em 2013, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Goiás também apresenta este crescimento na população idosa, que em 20 anos passou de 4,5% de representatividade para 9%, ou seja, mais do que o dobro. Isso mostra uma tendência de envelhecimento no país e no Estado.
 
Clovis Cechinel, geriatra que integra o corpo clínico do laboratório Atalaia, ressalta que o brasileiro tem vivido mais devido aos avanços na medicina e na saúde pública, as melhores condições de alimentação e a conscientização da população sobre a importância da prevenção de doenças. “As pessoas, de uma forma geral, têm se cuidado mais. Fazem atividades físicas, comem e dormem melhor, o que impacta na qualidade de vida e, consequentemente, no aumento da expectativa de vida”, explica.
 
O médico especialista informa também que para viver melhor, além de por mais tempo, é fundamental cuidar da saúde constantemente e não apenas quando alguma doença é diagnosticada. “Esse é um dos motivos que as mulheres ainda estão vivendo mais tempo que os homens. A mulher se preocupa com a prevenção de doenças, busca mais informações e se sente mais confortável ao realizar check-ups periódicos,” comenta a respeito dos dados da Pnad que indicam que da população de 60 anos ou mais, 56% são mulheres e 44%, homens.
 
Doenças comuns no idoso
Os dados da Pnad também levantam uma alerta já que 69% da população idosa tem pelo menos uma das doenças crônicas mais prevalentes nesta faixa etária: Hipertensão (53%), Artrites (24%), Doenças do Coração (17%), Diabetes (16%), Depressão (12%).

“Em geral, as doenças dos idosos são crônicas e múltiplas, perduram por vários anos e exigem acompanhamento constante, cuidado permanente, medicação contínua e exames periódicos. Por isso é importante manter os exames em dia, além de visitar o médico regularmente”, reforça o geriatra.
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351