Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Estudo

Açafrão pode reverter dano muscular em atletas, diz UFG

Pesquisa ainda está sendo desenvolvida | 29.10.15 - 16:58 Açafrão pode reverter dano muscular em atletas, diz UFG (Foto: João Felipe Mota/UFG)
A Redação

Goiânia -
O Laboratório de Investigação em Nutrição Clínica e Esportiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem desenvolvido pesquisa para observar os efeitos positivos da planta Curcuma Longa L, conhecida popularmente como açafrão-da-terra, para a recuperação de danos musculares de atletas que participam de maratonas.  No último final de semana, um grupo de 40 corredores, que competiram na Unimed Meia Maratona de Goiânia, foram avaliados pelos pesquisadores.
 
Após a competição, a equipe coordenada pelo professor João Felipe Mota realizou coleta de sangue, avaliação do metabolismo e testes físicos nos atletas, que estão recebendo suplementação da substância há um mês. “O objetivo é avaliar os efeitos da suplementação de Curcuma Longa L. sobre os estados oxidativo e inflamatório, bem como sobre o dano muscular de atletas após uma corrida de 21 km”, explicou o pesquisador. O estudo é inovador, pois opera com um produto natural produzido no Brasil. O açafrão utilizado é da região de Mara Rosa, no interior de Goiás que, possui o maior teor do composto curcumina no mundo.
 
Um dos atletas que participa da pesquisa é Edson Pereira, campeão da corrida na categoria de 35 a 39 anos e sexto colocado na competição que destacou que sente benefícios na suplementação. “Trabalho o dia todo em pé e treino pela manhã e no final da tarde. Senti grande melhora na minha recuperação muscular. Pouco tempo após a corrida já consegui treinar normalmente, o que não era possível antes de iniciar a suplementação”, comparou. (Com informações da assessoria)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351