Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

De olho nas dicas!

Dermatologista destaca mitos e verdades sobre as unhas

Unha quebradiça pode ser sinal de anemia | 06.01.16 - 17:11 Dermatologista destaca mitos e verdades sobre as unhas (Foto: reprodução/mulher.com.br)
Adriana Marinelli

Goiânia - Unhas compridas, bonitas e sempre com esmaltes. Esse é o objetivo de mulheres vaidosas que têm horário garantido com a manicure pelo menos uma vez por semana. Porém, mais do que com a beleza, deve se preocupar com a saúde das unhas e saber algumas verdades e mitos sobre elas.

As unhas são formadas pela queratina, uma proteína fibrosa, sendo considerada uma das mais fortes do tecido do corpo. Mas elas podem sofrer algumas alterações como anomalias da cor, forma e textura. A coloração da unha pode dar sinais de como anda a saúde do corpo. É o que diz a dermatologista  Miriam Sabino de Oliveira.

De acordo com ela, unhas quebradiças e sem brilho podem ser sinal de anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais. “Já as com descamação representam a falta de vitamina A no organismo. Para evitar, é importante manter as unhas sempre limpas e comer bastante alimentos ricos em vitamina A, como mamão e cenoura”, explica.

A dermatologista destaca que uma boa alimentação reflete na saúde da unha. “É como acontece com os cabelos. As unhastambém merecem todo cuidado. A falta de vitamina C, por exemplo, afeta a fabricação de queratina deixando as unhas fracas”, afirma.

Mitos e verdades
Esmalte escuro fortalece a unha? Unhas postiças podem fazer mal? Tirar cutícula prejudica as unhas? Essas são apenas algumas das dúvidas frequentes entre as mulheres quando o assunto são as unhas. Esclarecendo algumas dessas interrogações, a dermatologista Miriam garante que muitas não passam de mito.

É verdade que tirar cutículas faz mal para as unhas. A dermatologista explica que não é aconselhável que se tire mais do que o excesso. “Retirando as cutículas, abre-se uma porta que permite a entrada de infecções”, diz.

“O correto é somente empurrar as cutículas e retirar o que realmente for excesso. Normalmente as mulheres querem retirar tudo, mas isso não faz bem”, completa.

Dizem por aí que esmaltes de cores escuras e fortes auxiliam no crescimento das unhas. “Isso não é verdade”, garante Miriam. De acordo com ela, não há nenhuma comprovação científica de que isto seja verdade. “Uma alimentação rica em vitamina E, sim, auxilia no fortalecimento e crescimentoo das unhas.”

Sobre o uso de unhas postiças, especialista afirma que não faz bem. “Ao colocar a unha postiça, você cria um espaço entre ela e a unha verdadeira, que proporciona a entrada de umidade levando a um ambiente perfeito para entrada de fungos.”

“Se elas duram mais de quatro dias, levam ao descolamento ou causam danos na superfície da unha. Além disso, pode acontecer alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa”, relata a dermatologista.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351