Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Dia Mundial da Saúde

SUS oferece atendimento para prevenir e tratar a depressão em Goiânia

Transtorno afeta 300 milhões no mundo todo | 07.04.17 - 10:16 SUS oferece atendimento para prevenir e tratar a depressão em Goiânia (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)
 
A Redação
 
Goiânia - A depressão, que atualmente atinge mais de 300 milhões de pessoas, é o tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (7/4) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Prefeitura de Goiânia destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece formas de prevenir e tratar o transtorno.
 
Ainda associada a estigmas e cercada por desinformação, conversar abertamente sobre a depressão é um dos primeiros passos para entender melhor o assunto e contribuir para que mais pessoas busquem ajuda. Dados da OMS apontam que o número de indivíduos que vivem com a doença aumentou 18% entre 2005 e 2015.
 
Em Goiânia existe uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps), preconizada pelo Ministério da Saúde. Se a pessoa se sente incomodada, desmotivada ou precise de ajuda, a orientação é que procure a unidade de saúde mais próxima, seja por meio da Estratégia de Saúde da Família ou Teleconsulta. Após avaliação médica o paciente será direcionado para o serviço mais adequado para seu caso. 
 
Para a psicóloga e gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Kellem Oliveira, “é importante buscar apoio profissional quando passar por algum momento de dificuldade”.
 
Nos casos mais leves, existe a psicoterapia em ambulatório, oferecida nos Cais, Ciams e Ambulatório Municipal de Psiquiatria. Nos casos moderados e graves, a população conta com nove Centros de Atenção Psicossocial (Caps). 
 
Para as situações mais graves, como nos casos de surtos, o indicado é procurar o Pronto Socorro Wassily Chuc. Em todos os casos há também o tratamento medicamentoso com algumas opções de remédios disponíveis no SUS. Kellem Oliveira observa que, com o apoio multiprofissional, há um grande avanço na qualidade de vida dos pacientes. “Em qualquer intensidade do transtorno é possível reorganizar a rotina e sair da zona de desconforto", destaca. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351