Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Adriana Sabbatini

A acupuntura como solução para as dores nas costas

| 01.07.19 - 11:25
 
Você já sentiu “dor nas costas”? Provavelmente a resposta é sim! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas terão dores nas costas ao longo da vida.
 
Quando se fala em “dor nas costas”, devemos saber que este termo pode se referir tanto à parte óssea da coluna vertebral, ou seja, as vértebras com suas articulações, ligamentos e discos intervertebrais, como também à parte muscular e dos tendões, que são as estruturas que ligam os músculos ao osso. 
 
Embora muito frequentes na população mais idosa devido ao processo de envelhecimento normal da coluna vertebral (artrose), as dores na coluna também são comuns nas pessoas jovens.   
 
Na maior parte das vezes, as dores na coluna são de origem muscular e relacionadas à má postura, sobrepeso, sedentarismo ou até mesmo ao excesso de exercício físico sem a devida orientação. Ou seja, não há uma anormalidade específica encontrada.
 
Também de origem muscular, existem as chamadas Síndromes Miofasciais, que podem ter padrões de dor com irradiação característica e pontos de tensão nos músculos.
 
Outras causas são: hérnia de disco, estenose de canal vertebral, espondilolistese e algumas doenças autoimunes, entre elas a artrite reumatoide e espondilite anquilosante.
 
Em qualquer um dos casos é importante procurar um profissional médico que fará uma história clínica, exame físico e exames complementares para um adequado diagnóstico e tratamento.  
 
O tratamento das dores na coluna é cirúrgico apenas numa menor parte dos casos. Na grande maioria das vezes tenta-se sempre primeiramente medidas conservadoras: uso de medicamentos apropriados para a dor aguda ou crônica, fisioterapia com fortalecimento muscular e a acupuntura, especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995 e de eficácia comprovada no tratamento da dor. 
 
Através dos estímulos com agulhas ocorre uma resposta de neuromodulação, acontecendo a liberação de diversos neurotransmissores e regulando a resposta do sistema nervoso.
 
Como sempre, devemos nos lembrar da prevenção das dores na coluna: atividade física regular e fortalecimento muscular, controle do peso, cuidados com a postura, prevenção de acidentes.
 



*Adriana Sabbatini é uma médica acupunturista e associada ao Colégio Médico de Acupuntura de Goiás (CMA-GO). 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351