Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Pedro Ernesto Miranda

Turismo: a covid-19 pede carona

| 10.09.20 - 17:47
 
Com mais de 120 mil mortes causadas pelo novo coronavírus, o Brasil ainda vive uma situação instável no controle da doença, com uma média diária de casos alta em todo o país. Do outro lado, serviços que foram fechados precisam ser retomados também por conta da sobrevivência. Uma balança dura em que a vida é colocada à prova e o trabalho dos profissionais de saúde é testado de todas as maneiras.
 
Uma das retomadas mais tensas é a do setor de turismo. Sim, a praia de Ipanema ficou lotada no último final de semana de agosto. Estamos vivendo um período de altas ondas de calor e que saudade de tomar um banho de mar! Ou então quem sabe ir até uma cachoeira? Pirenópolis, um dos destinos turísticos preferidos dos goianos e dos brasilienses, reabriu e o que aconteceu? Foram registradas as seis primeiras mortes da cidade em um curto espaço de tempo. 
 
O avanço da doença seguiu a reabertura de suas fronteiras. A então pacata cidade reabriu para turistas e para a Covid-19, como em tantos outros destinos turísticos brasileiros. Então, é hora de viajar? Como manter os negócios abertos? O que podemos fazer neste momento marcado por incertezas e por uma perspectiva ainda distante de vacina?
 
Se a viagem se torna uma necessidade, seja por motivos de negócios ou porque a cabeça está entrando em parafuso, é preciso redobrar os cuidados. Uma das ações que pode garantir um bom resultado é o selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo, que indica o cumprimento dos requisitos de higiene e de prevenção contra a Covid-19.
 
As medidas que são requisitos para o selo garantem a biossegurança do local, como distanciamento, limpeza e outras, e proteção para turistas e moradores. Outra preocupação é com o serviço de saúde das cidades visitadas. É preciso ter estrutura para atender pacientes, mesmo os que são de fora. Se não tem, compensa o risco de reabrir?
 
Por último, para viajar, o máximo de cuidado consigo e com o outro. Tem sintoma, desmarque, fique em casa. Não tem sintoma, use máscara, continue se cuidando e evitando aglomerações. Lembra aquela propaganda antiga que dizia pra gente não deixar o lixo como nossa marca na praia? Pois é, não vai deixar uma doença marcar sua visita!
 
*Pedro Ernesto Miranda é professor universitário e médico radiologista. Trabalha no enfrentamento da covid-19. 
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 12.09.2020 08:19 Niuellen Moreira

    Muito bom texto Dr Pedro ????????????. Mas a vontade de viajar está muita viu ????. Espero q isso passe logo.????

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351