Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

TATIANA POTRICH

B a BÁ

| 20.10.24 - 09:58

Continuando o "beabá" do domingo passado, deixarei registrado, para nossa "cartilha alfabética", uma representante indelével na cultura goiana, cuja trajetória profissional é indiscutivelmente impecável.   
 
Maria Abadia Haich é mineira, mas adotou a secura do Centro-Oeste para umedecer nossos sentidos aos padrões politicamente corretos do design. Pioneira na proposta de loja conceito, Abadia, conhecida carinhosamente como Bá, se inspirou no comércio de secos e molhados de seus pais e batizou de Armazém AZ a loja de vanguarda nacional, referência mor na capital do nosso Estado.
 
Dona de uma personalidade ímpar, Bá é daquelas arianas fogo na roupa, com ascendente em Aquário que flue criativa como os bons ares do verão tropical. É a legítima guardiã da verdade simples e sincera, mas que pode incomodar alguns:
 
"A sensibilidade do olhar me emociona muito. Não tem frescura burguesa. Todo mundo tem que ter acesso pela sensibilidade, não pela grana. Não é a grana não. A grana 'cê vai lá e compra. Mas tem que ter essa troca humana, o ser humano tem que 'tá no centro de tudo. Essa inserção na sociedade é muito importante. Não só no posicionamento político, mas um posicionamento na sociedade".
 
A Armazém AZ representa o que há de mais sofisticado em design brasileiro reconhecido mundialmente. Nomes como Sérgio Rodrigues, Paulo Mendes da Rocha, Guto Índio da Costa, Fernando Mendes, Estudio Bola, Etel Design, Carbono, Arthur Casas, Jaqueline Terpins, os goianos Leo Romano e a dupla André Brandão e Márcia Varizo são algumas das joias do design do fabuloso acervo de A a Z.
 
Bá tem razão quando diz que "o design é automaticamente educativo". Ele instiga nossa noção de praticidade, beleza, peso, volume, simetria, lógica, mas sobretudo a nossa identificação afetiva com aquele produto. É o resgate antropológico, o acolhimento, a história envolta à criação.
 
São sonhos que se transformam em realidade, em utilidade para o bem-estar e aprimoramento sensitivo. 
 
Aproveitando o ensejo do último dia 15/10 (dia dos professores) só tenho a agradecer as referências desta dama do b a Bá:
 
"Às vezes eu peco um pouco pela autenticidade... Ahhh, peco nada" (entrevista para Anual Design, 2021)
 
'Cê não peca não, Bá, 'cê ensina!
 


Maria Abadia Haich, fotografada para capa da Revista "The Book", em 2013

Tatiana Potrich na mostra "Poemas Tangíveis", de Fernando Mendes, na Armazém AZ, em Outubro, 2024 

Abadia Haich e Saula Sebba na mostra "Barro(Co)Contemporâneo", no Jardim Potrich, em Setembro, 2024

*Tatiana Potrich é designer de joias e curadora de eventos culturais

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351