Em Corumbá está situada a mais antiga ponte goiana. Planejada por um engenheiro militar corumbaense que participou da Missão Cruls, expedição que, no final do século XIX, delimitou e fez os estudos científicos do local onde meio século depois seria edificada a futura capital federal, General João José de Campos Curado, a pedido de seu irmão, Antônio Félix Curado, membro do legislativo corumbaense na época que, junto com o seu colega de parlamento, João de Moraes Fleury, liderou entre os anos de 1897 e 1900 a construção dessa grande obra de engenharia que envolveu toda a sociedade local na época, em que nela trabalharam os melhores carpinteiros, pedreiros e pintores da região, tais como Eliziário Soares de Assis, os irmãos Evaristo, José e João de Assis, e Francisco Bruno do Rosário, o pedreiro Francisco de Assis Rocha e o pintor Caetano Fleury de Amorim.
E como o orçamento municipal era pequeno, os membros do poder legislativo local buscaram doações financeiras obtidas com os seus eleitores.
Inaugurada com uma grande festa no dia 19 de abril de 1902, sua conclusão facilitou o escoamento da produção agropecuária dos corumbaenses rumo aos mercados consumidores e também a chegada de mercadorias provenientes de outras localidades brasileiras, como também dos Estados Unidos e da Europa.
A ponte General João José de Campos Curado também foi fundamental para que o deputado Antônio Félix Curado conseguisse na Assembleia Legislativa a elevação da vila de Corumbá a categoria de cidade no dia 9 de julho de 1902.
Por essa ponte passou, a partir de 1956, o material, mão de obra e o maquinário destinados a construção de Brasília.
A ponte General João José de Campos Curado enfrentou muitas enchentes, sendo que a acontecida em 1949 chegou a causar-lhe um grande estrago, ocasião em que foi restaurada pelo prefeito Benedito Odilon Rocha.
Em 1958, um caminhão que levava material para as obras de edificação de Brasília chegou a danifica-la, sendo que, a pedido do vereador José Trindade Curado, ela foi restaurada pela Novacap, empresa responsável pela construção de Brasília.
Na última enchente no rio Corumbá, o acúmulo de bambus à sua margem, que foram levados pelas águas, causou dano a um dos seus lanços. E, após uma reforma emergencial, fica destacada a importância de que no seu conserto sejam mantidas todas as suas características originais. A história do Brasil, da qual ela faz parte, agradece por esse trabalho tão importante para que as futuras gerações conheçam essa obra de engenharia tão singular nas suas características e no serviço que prestou à cidade de Corumbá, ao Estado de Goiás e ao Brasil, cuja capital federal ela ajudou a edificar.
É por todos esses motivos que a ponte General João José de Campos Curado foi tombada no início do século XXI como patrimônio histórico municipal e nacional.