Carolina Pessoni
Goiânia - Inaugurada em 15 de abril de 1951, a Igreja Imaculado Coração de Maria é um dos templos religiosos mais antigos de Goiânia. A Paróquia está localizada na Avenida Paranaíba, quase esquina com a Avenida Araguaia, e faz parte da história da Capital.
Com 70 anos e figurando com uma das três primeiras igrejas construídas na cidade, chama atenção não só pela imponência, mas também pela arquitetura sacra com elementos do estilo art déco, característico do Centro de Goiânia. O projeto da igreja é do arquiteto Jorge Félix de Souza, também responsável pelos projetos do Teatro Goiânia e do Coreto da Praça Cívica.
A construção teve início na década de 1940 e no seu interior são encontrados três estilos arquitetônicos combinados harmoniosamente: o salomônico, o romano e o bizantino. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Nancy Ribeiro de Araújo e Silva explica em seu artigo "Desenho de uma vida: crônica sobre Jorge Félix de Souza" que na igreja as colunas redondas são cópias do templo de Salomão, as quadradas são romanas, e acima destas estão os capitéis em estilo bizantino com medalhões trazendo imagens de representação imperial ou algum decreto.
(Foto: Acervo IBGE)
As colunas são ligadas por arcos, em número de quatro, formando a cruz de Cristo, sendo um na entrada, outro no altar e dois nas laterais. Originalmente, na construção dos arcos, foi usada uma massa de gesso com sebo de gado para fazer a liga, já que o cimento vinha da Inglaterra e custava muito caro. Muitos anos depois, as estruturas foram reforçadas com ferro e cimento.
As colunas que imitam o Templo de Salomão ficam nos quatro cantos da nave central e representam os evangelistas São Mateus, São João, São Marcos e São Lucas, os grandes pilares da Igreja Católica. Como conserva as características originais da construção, a igreja é tombada como patrimônio histórico do estado.
Ao centro do presbitério está a imagem do Imaculado Coração de Maria, original da inauguração do templo e que foi trazida da Espanha a pedido da comunidade, que se uniu para comprá-la quando a igreja foi construída. Segundo os registros históricos do livro paroquial, no coração dessa imagem foi colocado um papel com os nomes dos fiéis que ajudaram a trazê-la para Goiânia.
Memória afetiva
Como integrante da paisagem do Centro de Goiânia, a igreja Imaculado Coração de Maria faz parte da história dos moradores da cidade. Para a administradora Ana Karla Garrote, o local é parte de sua memória de infância.
(Foto: Letícia Coqueiro)
"A Paróquia Imaculado Coração de Maria é muito especial para mim. Desde pequena, quando ainda morava na Avenida Paranaíba, todos os domingos eu ia com meus avós à missa. Bem cedinho a gente se levantava, tomava café e caminhávamos até a igreja", conta.
Foi lá que Ana fez sua catequese, primeira comunhão, se casou, e, por ser um lugar especial para a família, foi escolhida para a missa de 7º dia do falecimento de seu avô também. "Dentro dela me sinto em paz, gosto da amplitude, das imagens dos santos. Cada cantinho é um convite para uma oração. Sempre sonhei em me casar lá, não cogitei nenhuma outra igreja, ali eu me sentia na casa de Deus."
A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite o decorado do Katedral Sky Rooftop na Rua 20 quadra 44 lote 10-12-14 setor central