Carolina Pessoni
Goiânia - Todos os dias, sempre às 5h25, uma banquinha de lanches inicia as atividades na esquina da Avenida Goiás com a Rua 1 no Centro de Goiânia. A Moe Coe já é tradicional na região e há cerca de 60 anos recebe clientes fiéis do caldo de cana, pão de queijo e cafezinho.
E é justamente o carro-chefe do estabelecimento o grande responsável pelo seu nome: a garapa. O nome Moe Coe foi escolhido pela forma como é produzido o caldo da cana - moída e coada -, o produto mais pedido e consumido pelo público que passa pela primeira esquina da Avenida Goiás.
Os atuais proprietários, Conceição Rodrigues e Valdeci da Silva, trabalham no local há nove anos e têm quase a mesma idade da banquinha. "Nós dois temos 58 anos e somos os quintos donos do Moe Coe. O 'seu Lolão', que foi quem fundou, já faleceu há muito tempo", conta Conceição.
Ela conta que o esposo já trabalhava com lanches no Centro e que procurava uma nova banca para atuar quando ela, que trabalhava como chefe de serviços gerais na GoiásFomento, que fica logo ao lado do Moe Coe, soube que o estabelecimento estava à venda. "Nós dois já tínhamos a experiência e queríamos uma lanchonete assim, num local bacana, para trabalhar", lembra a proprietária.
Valdeci e Conceição são os proprietários do Moe Coe há nove anos (Foto: Letícia Coqueiro)
Conceição destaca que a escolha pelo Moe Coe se deu por se tratar de um estabelecimento tradicional de Goiânia. "Além disso, é um ponto ligado ao prédio, totalmente regular, não atrapalha a calçada. É muito bom, a gente gosta muito de trabalhar aqui", diz Conceição.
O caldo de cana e a água de coco são os produtos mais pedidos, mas o café, o pão de queijo e o biscoito de queijo não ficam atrás. "Temos ainda diversos tipos de salgados, pastéis, sucos, vitaminas... Aqui a gente só não serve almoço, mas fazemos de tudo para agradar nossos clientes", ressalta.
Conceição conta ainda que o estabelecimento atende cerca de 150 pessoas por dia. "Temos clientes fiéis, que nos sustentam há muitos anos. A maioria trabalha aqui na Avenida Goiás mesmo, acima da Anhanguera, mas temos alguns que passam de carro. São pessoas que já conhecemos, vêm aqui todos os dias."
Caldo de cana é o carro-chefe da lanchonete (Foto: Letícia Coqueiro)
Ela reforça ainda que a lanchonete está aberta de segunda a sábado, a partir das 5h25, até a hora que último cliente vai embora, o que ocorre entre 18h e 18h30. "Já ficamos aqui até 19 horas, conversando com os clientes. Quando a gente não vem, eles sentem falta e a gente mais ainda", conta.
Para Conceição, o Moe Coe é a sua segunda casa. "A gente fica mais aqui do que em casa. Quando a gente não pode vir, achamos muito ruim. No começo da pandemia, quando fechamos, foi muito triste. Mas quando abrimos novamente, tudo deu certo, graças a Deus. A gente vive aqui, em casa só vamos para dormir mesmo", completa.
A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central