Pedro Peralta
São Paulo - As obras do pórtico e do passadiço da entrada principal do Jockey Club de São Paulo (JCSP) já estão finalizadas. O espaço passou por um processo de reestruturação e restauro para manter sua arquitetura, sem alterar suas características originais.
Na construção civil, um pórtico é o local coberto na entrada do edifício. A ideia veio da Grécia antiga e influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais. Já o passadiço é uma interligação elevada entre dois prédios. A reforma foi feita usando técnicas especializadas no restauro de construções históricas.
A estrutura passou por uma troca de esquadrias que estavam enferrujadas; reforma na cobertura, com a reestruturação do sistema pluvial, impermeabilização e limpeza; além do restauro do revestimento de mármore Travertino com o método do hidrojateamento.
Atualmente, a obra de restauro está na etapa que contempla o mobiliário do espaço. Mais de 200 peças, entre mesas, poltronas, cadeiras, lustres, luminárias, aparadores e outros itens, que ficaram por meses guardadas em um galpão, agora passam a recuperar suas cores e formatos originais.
O projeto de restauração do JCSP é coordenado pela Elysium Sociedade Cultural, e inclui desde os pórticos de entrada até o mobiliário característico e específico do local.