Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Puro Sangue

Entenda o processo de restauro do piso do Jockey Club de São Paulo

Etapas minuciosas buscam a originalidade | 28.07.22 - 12:00 Entenda o processo de restauro do piso do Jockey Club de São Paulo (Foto: Divulgação)
Pedro Peralta
 
Goiânia - Revestido em mármore travertino e pastilhas cerâmicas, o piso do Terraço da Arquibancada do Jockey Club de São Paulo (JCSP) é um dos elementos mais marcantes do espaço. Construído em estilo art déco, o pavimento vai passar por um processo de revitalização ainda este ano, conduzido pela Elysium Sociedade Cultural. 
 
As pastilhas cerâmicas em formatos poligonais, principalmente quadriláteros e hexagonais, foram utilizadas durante o século XX. Com o estilo da época, esse revestimento era valorizado por causa de sua estética, durabilidade e funcionalidade. Esse material foi fabricado em larga escala em 1937, principalmente após a implantação de fábricas que produziam as pastilhas em São Paulo.
 
Nos edifícios com tendências do estilo art déco, as pastilhas foram adotadas para revestir paredes e pisos. No Jockey, esse material foi usado em conjunto com o mármore para conferir um grau de sofisticação e textura para as varandas da Tribuna dos Sócios. 
 
Atualmente o assoalho do JCSP se encontra desgastado, com diversas obturações errôneas e descaracterizadas. Isso se deve a substituições anteriores e ao tempo de uso, tanto no mármore quanto nas pastilhas em cerâmica. A revitalização vai trabalhar justamente no resgate desse material. 
 

Estado atual do piso do JCSP (Foto: divulgação) 

O primeiro passo será a limpeza com hidrojateamento sob pressão controlada, aplicação de sabão neutro e escovação com cerdas macias, seguido de enxágue. Essa parte é executada preliminarmente para remoção de sujeiras superficiais, deixando mais visíveis os demais danos.
 
A segunda etapa do restauro é o teste de cor, uma vez que possam existir pequenas, mas possíveis diferenças de tonalidade. O procedimento deverá ser feito para chegar o mais próximo dos tons originais. Depois, os relatórios com as informações serão apresentados ao acompanhamento técnico e à fiscalização da obra.
 
Por último, o espaço ainda vai passar pela aplicação das pastilhas encarteladas, com assentamento da placa de cerâmica na posição adequada. Para esse serviço, será necessário o auxílio de desempenadeira de madeira, de modo a alinhar as novas pastilhas com as existentes.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351