Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Centro Cultural UFG é recanto de arte no Setor Universitário

Local foi inaugurado em 2010 | 26.05.23 - 19:49
Centro Cultural UFG é recanto de arte no Setor Universitário Foto: Gabriel Nonato de Almeida Silva
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Conhecido pelos prédios das faculdades, o Setor Universitário é também um local repleto de arte. Além do museu a céu aberto, que é a Praça Universitária, o Centro Cultural UFG (CCUFG) também cumpre essa função.
 
Localizado na Avenida Universitária, o CCUFG é um órgão suplementar da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Tem como finalidade documentar, conservar, expor e divulgar atividades ligadas a diversas áreas artísticas.
 
O prédio, minimalista e sofisticado, foi projetado pelo arquiteto Fernando Simon. Conta com duas salas expositivas, reserva técnica do acervo, sala de ação educativa, teatro modular de apresentações artísticas, laboratório de práticas artísticas (sala de dança), camarins, dependências administrativas, pátio multiuso, além de uma equipe dedicada a programar, produzir, gerir e comunicar as atividades culturais.
 
O terreno disponibilizado para a construção do centro cultural está situado em uma esquina voltada para a praça. Anteriormente, no local havia um galpão, no qual funcionava uma oficina de manutenção de veículos e um depósito da UFG. 
 

(Foto: Rascunhos Fernando Simon/Acervo CCUFG)
 
Posteriormente, o galpão foi cedido para abrigar, de modo provisório, atividades artísticas. Por meio de um processo de reconversão arquitetônica, o local foi adaptado para a instalação de um espaço cultural voltado às artes cênicas, artes plásticas e visuais, dança, música e oficinas experimentais de arte contemporânea voltada à comunidade em geral.
 
O CCUFG foi inaugurado oficialmente em 9 de dezembro de 2010, com a exposição “Arte Contemporânea no Acervo UFG", como parte da programação de comemoração do cinquentenário da UFG. A exposição de inauguração apresentou uma amostragem do acervo que possuía na época. 
 
Estrutura
A aparência elegante e sofisticada do prédio de 2.801 m² combina funcionalidade e beleza. Aproveitando o pé direito de oito metros já existente, foram estruturados três pavimentos: térreo, superior e andar técnico. O piso térreo abriga a maior parte dos ambientes, como as portarias de acesso, a sala de espetáculos e seus ambientes de apoio, as salas de exposições e seus ambientes de apoio, e as salas da administração.
 
As salas de exposições (Galeria 1 e 2) permitem a instalação de obras de pequeno, médio e grande porte devido à altura do edifício. Possui como diferencial uma passarela transversal acima das duas galerias, que divide os ambientes e proporciona perspectivas e percepções diversificadas das obras expostas.
 
O teatro tem uma configuração modular que permite diferentes arranjos de palco. Além disso, possui portais que conectam a sala de espetáculos ao pátio e permite que o espetáculo migre para o espaço externo sempre que desejável.
 
O Centro Cultural possui, ainda, sala de educação artística e uma sala com paredes de vidro para pequenas exposições, localizadas no pavilhão superior.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351