Carolina Pessoni
Goiânia - Um passeio pelo Centro de Goiânia remete também a uma viagem gastronômica pela região. As lanchonetes estão entre as preferidas de quem anda pela localidade, e uma das mais tradicionais está situada na Rua 2: a Barcelos Lanchonete e Restaurante.
Comandado por Nilson Barcelos Ferreira, o local é ponto de encontro de uma clientela fiel. Entretanto, a história da lanchonete começou em outro endereço, também no Centro. "Nós começamos na Rua 9, em 1983. Eu já trabalhava com salgados antes e aí resolvi, junto com o meu irmão, abrir uma lanchonete", conta Nilson.
Quatro anos depois, o estabelecimento foi transferido para a Rua 2, onde está localizado até hoje. "Temos clientes de muitos anos, que mudaram de Goiânia e de vez em quando voltam aqui e se surpreendem que ainda estejamos funcionando e no mesmo lugar", diz o empresário.
Nilson trabalha com salgados no Centro de Goiânia desde 1983 (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
Até o ano de 2002, além de lanchonete, a Barcelos Lanchonete funcionava também como um pequeno bar de fim de tarde. "A gente comercializava bebida alcoólica, espetinhos, caldos. Era um ponto de encontro do pessoal no fim do expediente", lembra.
Há 12 anos, Nilson optou por acrescentar o almoço no formato self-service e retirar as bebidas e espetinhos ao fim do dia, mantendo a lanchonete no formato original. "A clientela que já tínhamos dos salgados passou a vir também no almoço. Foi um serviço que agregamos e deu certo."
Funcionando todos os dias a partir das 6h30 e seguindo até às 19 horas durante a semana, e até o meio-dia aos sábados, a lanchonete é motivo de muito orgulho para Nilson. De acordo com ele, são vendidos, em média, 400 salgados e quitandas por dia. "Essa é a nossa tradição aqui. Todo mundo da região conhece nossos salgados há muito tempo", destaca.
Entre os preferidos dos clientes, as esfihas e o enroladinho de queijo, receitas que passaram de mãe para filho e se mantiveram por mais de 40 anos. "Minha mãe que tinha o conhecimento das receitas e passou para a gente. Fomos buscando coisas novas até chegar no que comercializamos há tanto tempo."
Clientela da Lanchonete Barcelos é fiel. Há 37 anos o estabelecimento está no mesmo endereço (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
Com mais de 40 anos de história, sendo 37 no mesmo endereço, o empresário conta que criou suas duas filhas dentro da lanchonete, mas que as herdeiras não quiseram tomar o mesmo caminho do pai. "Elas vinham sempre para lanchar, mas não se interessaram pelo negócio. Uma é médica e a outra é advogada, e as duas foram criadas e formadas com o meu trabalho na lanchonete", revela.
Já com pensamento na aposentadoria, que pretende alcançar daqui a quatro anos, Nilson afirma que é grato ao Centro por ter permitido construir o seu negócio. "É uma vida aqui, é o que escolhemos para fazer. Uma oportunidade que Deus nos deu e que está dando certo até hoje."
E quem pensa que o empresário não come o que comercializa está muito enganado. Além de ser um apreciador fiel das delícias que vende, Nilson ainda revela a sua preferência. "Eu não enjoei, como quase todo dia. Vou revezando entre as muitas opções que a gente tem aqui, mas o que eu mais gosto é o enroladinho de queijo. É delicioso", arremata.