Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Sobre o Colunista
José Abrão
José Abrão é jornalista e mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG / atendimento@aredacao.com.br
Pôster de 'Tarde da Noite com o Diabo' (Imagem: divulgação)O estilo de terror de “filmes perdidos”, também chamado de found footage, ficou conhecido mundialmente com o sucesso de A Bruxa de Blair (1999) em que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça permitiam que realizadores fizessem bons filmes com baixíssimo orçamento. Com o passar dos anos, o estilo sofreu uma saturação, especialmente por causa de Atividade Paranormal e suas incontáveis sequências.
Em Tarde da Noite com o Diabo, o formato volta às suas raízes de baixo orçamento e em que o segredo para um bom filme de terror está na construção do clima assustador e na tensão. Dirigido por Cameron Cairnes e Colin Cairnes, o filme é um programa de talk show americano gravado no Dia das Bruxas de 1977.
A trama acompanha o apresentador Jack Delroy, vivido por David Dastmalchian, que aposta em uma escalada no sensacionalismo para escapar do cancelamento iminente do programa. Para isso, ele realiza um episódio especial de Dia das Bruxas tendo como convidados um vidente, um caçador de fantasmas e, principalmente, uma garota supostamente possuída por um demônio.
O que pode dar errado?
Conforme o episódio avança, coisas mais sinistras começam a acontecer e a dar errado, como é de se esperar. Filmado em apenas um cenário e com pouquíssimos personagens, Dastmalchian se destaca por ter que carregar o filme nas costas. Há algo de quase teatral na estrutura de câmeras paradas que transfere o ônus dramático diretamente para as mãos dos atores.
É essa simplicidade que permite ao filme ser tão visceral e, portanto, tão bom. Seus pontos fracos estão claramente em seus limites orçamentários: há uso de CGI em algumas cenas que acabam rompendo com a imersão. Além disso, há muitas possibilidades e potencialidades que claramente não foram exploradas pelos limites impostos à produção.
Enfim, como A Bruxa antes dele, Tarde da Noite com o Diabo é um testemunho de bom cinema de terror com pouco dinheiro e abre portas para produções mais encorpadas e interessantes que podem sair das mãos dos seus diretores.
O filme está disponível no streaming internacional Shudder, que oferece um teste gratuito de sete dias. Ele está previsto para estrear nos cinemas brasileiros apenas em setembro.