Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Tecnologia

Qual é o melhor celular?

A boa briga entre iPhones e Androids | 30.06.11 - 16:28

Uma das perguntas que mais ouço nas redes sociais e até entre meus amigos pessoais é “Qual o melhor celular do mercado?” e apesar de saber que isso não é muito educado, costumo responder com outra pergunta: “O que você espera desse celular?”

Essa situação se explica principalmente pelo fato de que o melhor celular, ou o modelo mais moderno e mais caro, talvez não seja aquele que você precisa. Conheço, por exemplo, algumas pessoas que têm iPhones e jamais instalaram um único aplicativo sequer; usam o aparelho para fazer e receber chamadas. Sinceramente, em casos assim você só precisa de um iPhone se quiser o status de “ter” um iPhone. #fail pra você, que poderia gastar muito menos para ter a mesma funcionalidade em qualquer aparelhinho de R$ 150,00!

Mas falando justamente sobre o quanto as pessoas idolatram marcas pelo prestígio que elas trazem embutido no seu logotipo, o mercado trava uma luta incessante na busca pelo chamado “iPhone killer” – o celular que poria finalmente um freio na avalanche de telefones Apple que assola o mercado mundial de smartphones.

Só nos últimos meses, 4 novos modelos, todos com sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, chegaram ao mercado brasileiro com essa expectativa: Atrix, da Motorola; Galaxy S II, da Samsung; Optimus Black, da LG; e Xperia Arc, da Sony Ericsson. Todos são leves, finos, têm ampla tela (com tecnologias próprias para aumentar nitidez e brilho das imagens), processadores tão poderosos quanto o de computadores, câmeras de alta definição e funções das mais variadas para todos os gostos. Todos no melhor estilo “quero ser iPhone”.

E aí o consumidor se depara com a dúvida sobre qual seria, não o melhor celular, mas o mais moderno e avançado: Android ou iPhone?

A resposta é que os dois sistemas têm suas vantagens e desvantagens. No caso do iPhone, por exemplo, acho absurda a ideia de ter uma bateria selada, que só pode ser substituída numa assistência técnica, ou a chatice do cabo proprietário da Apple, ou a memória interna, sem possibilidade de usar um cartão de memória, ou pior ainda, o uso de um chip MicroSIM, aquele que a operadora fornece e que guarda os dados de todos os seus contatos, mas que não pode ser acoplado em nenhum outro aparelho que não seja o iPhone4.

Para os Androids surgem pontos positivos pela padronização de cabos, cartões de memória, chip de operadoras, comunicação Bluetooth etc. O seu revés acontece por uma questão bem chata, conhecida como segmentação.

Como o sistema Android tem código aberto, qualquer fabricante pode adaptá-lo e customizá-lo para instalação nos seus aparelhos. Isso faz com que celulares de empresas concorrentes utilizem a mesma versão de sistema operacional, só que com funções e design distintos. Pior ainda, a decisão por liberar atualizações deste sistema cabe única e exclusivamente ao fabricante, que na maioria dos casos tem optado por não atualizar as versões de OS, deixando as mais atuais para o lançamento de novos modelos. Entenderam? Em termos mais simples: se você quiser ter um sistema operacional mais eficiente, você vai ter que comprar um novo aparelho.

No caso da Apple, as atualizações acontecem com periodicidade regular e estão sempre disponíveis para quem quiser fazê-lo, desde o primeiro modelo, 3G, até o iPhone4.

Não ligo muito para marcas e troco de aparelho celular com uma velocidade desnecessária, então não vou dar um veredicto sobre qual é o smartphone mais moderno do momento. Vou apenas deixar uma dica, avalie todas as opções e não faça sua escolha apenas pela opinião da maioria, lembre-se que um telefone só é smart, se o dono também for.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 25.11.2011 08:07 IZFPDLtHsWr

    I just hope whoever writes these keeps wriitng more!

  • 25.11.2011 08:07 IZFPDLtHsWr

    I just hope whoever writes these keeps wriitng more!

  • 25.11.2011 08:07 IZFPDLtHsWr

    I just hope whoever writes these keeps wriitng more!

  • 04.07.2011 16:13 Duílio Calaça

    Quem diz que pode fazer com o iPhone tudo que faz o Android ou não conhece o iPhone ou não conhece o Android. Entendo que a Apple exerce um fascínio sobre os usuários. Discutir funcionalidades com usuários Apple é muito difícil pois são muito apaixonados e todo apaixonado é meio cego. Quem compra um produto Apple acredita que entrou em um seleto clube de privilegiados, portanto não aceitam que exista um sistema mais poderoso, mesmo vendo as evidências. No Android é possível escolher livremente qual aplicativo o usuário quer instalar. Os programas podem ser baixados do Android Market, diretamente da Internet ou via USB. No iPhone só é possível instalar aplicativos através da Apple App Store. O sistema Android permite o compartilhamento de internet via Wi-Fi com outros dispositivos além de rodar páginas ou programas ou qualquer coisa em Flash. Ao ser conectado no Windows, Linux ou Mac o Android vira um "Pen Drive" onde é possível copiar qualquer tipo de arquivo. Nada de iTunes ou qualquer outro software. A única vantagem real do iPhone é não ter lag. Até mesmo um Atrix dual core apresenta lag, mínimo mas apresenta. É notório que o Andriod tem mais funções, até mesmo por ser um sistema aberto. Acredito que a nova versão do iOS virá com mais funcionalidades, porém continuará sendo um sistema fechado, que é sua principal desvantagem. Claro que o Android também irá avançar nas suas próximas versões. No final das contas quem sai ganhando é o usuário.

  • 01.07.2011 12:02 Leonardo Campos

    Achei que de galaxy S pra cima seria bom, mas percebi mesmo de uma forma forçada (grana) que o motorola defy supre todas as minhas necessidades. Tem que se perceber realmente o custo beneficio pra nao se iludir com aparelho caro e na moda.

  • 01.07.2011 11:16 Bruno Baroncelli

    E aí Gavroche, muito bom o artigo. Concordo plenamente contigo, muitas pessoas querem ter smart phones mas não usam nem a calculadora do Nokia 2828, ou seja, puro fetiche, nada funcional. Realmente #fail. Um grande abraço meu amigo

  • 30.06.2011 21:06 Clovis

    Gostei do texto. Vou ser smart tambem.

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351