Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

O mito do protesto pacífico

Não há transformação sem quebra-pau | 30.05.13 - 12:59 Acompanhando a repercussão do quebra-pau da polícia para cima dos estudantes que rolou nessa semana em Goiânia, estou embasbacado com a quantidade de senso comum que ando ouvindo. Em todo canto escuto que “a manifestação é válida, mas a baderna não”; “o protesto é legítimo, mas vandalismo não”; “os estudantes estão certos, mas perderam a razão”. Na boa, em que mundo essa gente vive?

Na verdade, não se trata de mundo, se trata do Brasil. Somos mestres na arte da conciliação do inconciliável. Está em nossa tradição, está tatuado em nosso DNA. Queremos sempre acender uma vela para Deus e outra para o diabo. Na frente das câmeras, somos moralistas e defensores da família. Quando as luzes apagam, fazemos aquilo que é impublicável. Calcado nesse comportamento dúbio, criamos expressões que beiram o ridículo. Os exemplos são fartos. Crítica construtiva. Manifestação ordeira. Protesto pacífico.

Fazer uma crítica nunca pode ser construtivo. Se for para construir, é elogio, nunca crítica. Crítica é para colocar em crise, fazer você perder o chão, nocautear e, a partir daí, quem sabe, colocar o indivíduo em outro caminho.

Manifestação ordeira é um contra senso tão grande quanto torcedor do Vila Nova esmeraldino. Não existe. Se é manifestação, existe justamente para questionar a ordem, colocá-la em xeque, subvertê-la. Não é para respeitar o status quo, é para desafiá-lo.

Protesto pacífico está nessa linhagem de paradoxos. Se acontece, das duas uma: ou não é protesto, ou não vai resolver nada. Para um protesto pacífico, a resolução das autoridades para o pleito popular será sempre a criação de uma comissão proteladora que não resolverá patavina. Desculpe dizer a verdade inconveniente em um belo feriado.

Observe a história. As grandes transformações sempre foram depois de muita porrada para tudo quanto é lado. Patrimônio destruído e vidas perdidas são os lamentáveis efeitos colaterais das transformações sociais. A coroa francesa queria manifestações ordeiras. Se assim fosse, seria reforma e não revolução. Faltou o sangue azul combinar isso com os miseráveis. A família czar russa queria protestos pacíficos. Também faltou combinar com os bolcheviques. Até mesmo o exemplo indiano capitaneado por Gandhi teve seus momentos de enfrentamento nada ordeiros ou pacíficos.

Não sei se estou sendo claro, sei que esse é um terreno pantanoso e facilmente deturpável. Seja por falta cognitiva, seja por falta de caráter. Não estou defendendo a quebradeira, estou dizendo que sem ela as transformações não costumam chegar. O transporte coletivo de Goiânia precisa de uma revolução. Não sei de alguma revolução na base do flower power. Existe uma? Por favor, me conte aí nos comentários.

Era previsível que a coisa chegaria ao ponto que chegou na Praça da Bíblia. As manifestações vinham acontecendo, a vontade popular foi solenemente ignorada e o reajuste veio. O clima estava ficando acirrado. Não houve diálogo com o movimento, não havia perspectiva de melhoria. O aumento era só para o bolso das empresas. Não havia contrapartida para o usuário. O que você queria? Sorrisos e narizes de palhaço? Uma outra Marcha do Todinho? Elementar que isso não aconteceria.

E não precisa ser guru para prever que outros conflitos acontecerão. Quem sabe até mais agressivos. O movimento dos estudantes se mostra determinado, parece que não está disposto a retroceder se não tivermos melhorias. O pleito está errado? Não. A quebradeira é culpa dos estudantes? Para mim, não. É de quem deixou nossos ônibus chegarem nesse estado calamitoso. E para você? A culpa dos paus que certamente ainda voarão é de quem?

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.06.2020 08:57 Matt

    A quantidade de censo comum nesses comentários é assustadora. Brasileiro realmente é um povo adestrado a ser ovelha, inofensiva e pacífica. Por isso nada nunca mudou no Brasil. Se nem protestos violentos e revoltas como a da Chibata fizeram algum efeito, bater panela e ficar pulando carnaval vestido de verde-amarelo vai fazer?

  • 30.05.2020 21:27 Igor gierlinger pocchini braga

    Quem perdeu a razão aqui é o autor deste ultrapassado pensamento. Violência só gera violência e tira o foco dos motivos para quais manifestamos. Eu que sou anarquista sei disso, o Anarquismo erra com o uso da violência e precisa ser reformado nesse ponto, com sabedoria e inteligência. Uma pesquisa realizada pela cientista política Erica Chenoweth, da Universidade de Harvard, nos EUA, confirma que a desobediência civil não é apenas a escolha moral. É também disparado a forma mais poderosa de influenciar a política mundial. Após analisar centenas de protestos no último século, Chenoweth descobriu que as manifestações pacíficas têm duas vezes mais chances de atingir seus objetivos do que as campanhas violentas. E, embora a dinâmica exata dependa de uma série de fatores, ela mostrou que é preciso que cerca de 3,5% da população participe ativamente dos protestos para garantir uma mudança política profunda. A influência do estudo de Chenoweth pode ser observada nas recentes manifestações da Rebelião da Extinção, movimento ambientalista iniciado no Reino Unido cujos fundadores dizem ter se inspirado diretamente nas descobertas da pesquisadora.

  • 03.09.2016 13:03 Carlos Pedroso

    Olha o naipe dos "intelectuais" desse nosso pobre Brasil. "Calcado nesse comportamento dúbio, criamos expressões que beiram o ridículo. Os exemplos são fartos. Crítica construtiva. Manifestação ordeira. Protesto pacífico." A qualquer mente racional, essas colocações beiram ao incompreensível. Será mesmo que um adulto, sem debilidade mental, com diplomas aqui e ali, só consegue entender a esses termos, apenas expressões de civilidade, racionalidade, como algo que não beira ao ridículo? Vergonhoso! Só não é mais vergonhoso do que a apologia ao crime, à violência e destruição, que não resolvem absolutamente nada. Apenas levanta a necessidade de uso de força policial para conter aquilo que não é nada além de expressão da mais pura boçalidade. Só falta bater no peito e dizer, "subdesenvolvido, com muito orgulho".

  • 07.10.2015 15:22 João Pedro

    Concordo em partes, Pablo. O caráter pacífico nas manifestação não faz muito sentido uma vez que, pra chegar a esse ponto, a esperança por mudança - articulada ao excesso de paciência- foi essencial para segurar esse exército acomodado, como dizem uns. Todavia, não há planejamento. A quebradeira é desordenada, não fere o vilão da história. Um caso notório é a depredação do transporte coletivo. Isso sim é paradoxal: quebram o veículo que eles mesmo utilizam. Querem ferir as autoridades? lamentável tamanha ignorância. A tarde é cenário de incêndios, cacos de vidro espalhados pelas ruas - fragmentos de portas de bancos, carros ou dos próprios ônibus- e ao chegar da noite, o trabalhor exausto, almejando o aconxego do lar -que não deve ser nenhum paraíso- ,se depara com os terminais lotados de pessoas na mesma situação esperando algum transporte para não adormecerem ali. Em sequência, enchem os pulmões de ar, preparam o diafragma e gritam : "Por que esses vagabundos fazem isso? Vão procurar serviço!" Do outro lado, as autoridades no "raro" momento de ócio, recebem alguma ligações ou mensagens em tom de blague sobre o feito. Mas pra que se lamentar, né? os ativistas conseguiram excluir a possibilidade de pagar 50 centavos (hoje pagam mais) ou de não terem passe livre, mesmo que a conta seja paga por quem não é estudante. Vejo uma relação totalmente prejudicial a ambos, baseada em pura ignorância. Estão cegos e lutam entre si.

  • 04.09.2014 14:24 Claudio Dionisi

    Excelente artigo! O que a juventude de hoje com complexo de vândalos precisa ler. Parabéns, Pablo, o Brasil precisa de jornalistas como vc!

  • 19.03.2014 18:41 Douglas Berteloni

    Como a não violência ajuda o Estado de Peter Gelderloos é a melhor dica que posso dar aos interessados.

  • 16.07.2013 00:08 João Rafael

    Protesto Pacífico por meio da Desobediência Civil é a forma mais refinada, poderosa e imbatível forma de protesto. Vide Gandhi. É simplesmente errado falar que um protesto é paradoxal por ser pacífico. É um argumento falacioso. Não estou de forma alguma dizendo que os protestos tem de ser pacíficos. Para mim, um povo vandalizado tem direito a QUALQUER forma de protesto. Eu aplaudiria se os manifestantes estivesse tirando políticos de seus gabinetes e matando um a um na rua, como os cachorros que são. Os políticos honestos e os bandidos juntos. Se os honestos não RENUNCIAM ao poder, por estar manchado com a corrupção, ou não DERRUBARAM os corruptos, eles são coniventes com o que acontece na nossa política. Não se pode exigir justiça de um povo que não recebe justiça a 500 anos. Quando não se tem justiça, é olho por olho, dente por dente, e é covardia tentar esvaziar o direito a destruição que um povo destruido executa. Mas não me diga que um protesto pacífico é paradoxal. Não escreva artigos falando sobre os manifestantes. Não escreva sobre os políticos. Nem sobre os policiais. Seja inteligente Sr. Kossa, e coloque em cheque os verdadeiros CRIMINOSOS dessa historia toda: As pessoas que não se manifestam. As pessoas que estão ocupadas demais para ir para as ruas. As pessoas sem fé de que nada pode ser mudado. As pessoas que estão confortaveis no mundo como ele está. Esses são os verdadeiros criminosos, por que não ganham nada com esse sistema sujo e quebrado que traz sofrimento sem fim para tantas pessoas, um suplicio sem sinal de mudança, E NÃO FAZEM NADA, SE DEIXANDO LEVAR PELA PRÓPRIA INERCIA. Porcos sujos. Espero sentado pelo dia em que os intectologos dessa vasta mídia (alternativa ou não) vai reconhecer quem são os verdadeiros responsável pelo Brasil lixo onde nada muda que vivemos. Ou melhor, não mudava.

  • 27.06.2013 23:32 Rafael

    "Não estou defendendo a quebradeira, estou dizendo que sem ela as transformações não costumam chegar." Isso não seria o mesmo que acender uma vela para Deus outra para o diabo? Se o quebra-quebra fosse resolver, uma boa manifestação não precisaria de mais de 100 pessoas. O texto do Tom está muito mais para o que eu acredito do que o seu.

  • 25.06.2013 14:32 polyana borges

    BELO TEXTO , não encontrei melhores palavras para descrever a situação do pais neste momento .

  • 21.06.2013 03:14 Tom

    GANDHI, LUTHER KING E CHICO MENDES RESISTIRAM SEM VIOLÊNCIA O principal ícone da desobediência civil sendo aplicada à prática é, sem dúvida, o líder indiano Mahatma Gandhi, que tentou emancipar a Índia e o Paquistão da Inglaterra para melhorar as condições sociais do povo sem que, para isso, fosse necessário pegar em armas ou usar a violência. Ele criou o princípio da doutrina do satyagraha, ou a força da verdade, que pregava formas de protesto sem revides ou agressões – o que resultava em prisões de manifestantes e muitas surras, já que a força policial britânica não se continha. Essas manifestações fundamentadas na não-violência foram as formas encontradas por Gandhi para protestar contra o domínio britânico. Segundo o filósofo Norberto Bobbio, Gandhi teria dito em um tribunal, que devia julgá-lo pela desobediência: “Ouso fazer esta declaração não certamente para subtrair-me à pena que deveria ser-me aplicada, mas para mostrar que eu desobedeci à ordem que me havia sido dada não por falta de respeito à autoridade legítima, mas para obedecer à lei mais alta do nosso ser – a voz da consciência”. Outro ícone famoso da desobediência é o pastor Martin Luther King, que lutou contra a legislação racista dos Estados Unidos, entre as décadas de 1950 e 1960. Em seus atos, ele posicionava os manifestantes nas ruas e ordenava que não fizessem nada, exceto ficar em silêncio. A polícia, assim, ficava em uma posição difícil: se atacassem os manifestantes, seriam acusados de agredir pessoas que não reagiram. Ainda assim, esse tipo de impasse resultou em muitas prisões. O próprio Brasil teve seu representante na galeria de seguidores da filosofia de desobediência civil de Thoreau. No Acre, nas décadas de 1970 e 1980, o líder seringueiro e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) Chico Mendes desenvolveu uma forma pacífica de enfrentar os produtores agropecuários, que queriam derrubar os seringais para criar pastagens – deixando assim centenas de famílias sem fonte de renda. Nos protestos, o sindicalista posicionava os trabalhadores em frente das árvores que seriam derrubadas, todos de braços dados, para impedir a ação dos tratores. Esses ‘empates’, como as manifestações ficaram conhecidas, podiam durar horas e, muitas vezes, terminavam com a retirada das máquinas e o recuo dos fazendeiros, ‘empatando’ o conflito. No fim, Chico Mendes acabou sendo morto em 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, a mando do fazendeiro Darly Alves da Silva.

  • 20.06.2013 10:53 NELMA CHRISTINA FEITOSA

    E ISSO AI! INFELIZMENTE NUNCA HOUVE UMA REVOLUÇAO SEM SANGUE.POR ISSO E QUE EU DIGO: O POVO UNIDO,JAMAIS SERA VENCIDO.A ESQUERDA TEM QUE SE UNIR,E PARAREM DE QUERER O PODER,POIS TODA FORMA DE PODER,E UMA FORMA DE MORRER POR NADA.

  • 19.06.2013 21:29 Carla Ariadna Torres

    Boy fico revoltada. Os vândalos não pensa o quando pode prejudicara imagem das manifestações e dos manifestantes que estão fazendo essas revoluções de forma pacifica. Algumas pessoas estão se a aproveitando das manifestações para fazer vandalismo. Mais o que é, algumas paredes pichadas, alguns ônibus quebrados perto do que o governo rouba de nos todos os dias? E será de fôssemos pedir aos governantes POR FAVOR eles iam nos ajudar? E o que fazemos com as pessoas que morrem todos os dias por falta de a detimentos médicos e por causa da falta de medicamentos ? NADA SERÁ FEITO SE NÃO CORREMOS TRÁS. E as essas pessoas OTÁRIAS que sentam no solfar pra reclamar dessas manifestações, é porque gosta de pagar impostos mais caro do mundo pra não ganhar tão pouco em troca. Quero ver quando os governantes fazer alguma coisa pra melhorar a merda desse país, eles serão o primeiro a agradecer aos corruptos por algo que estamos lutando. Essa pessoas, deveriam ter consciência e perceber que não existe manifestação sem o vandalismo, infelizmente a realidade é essa. Tenho é VERGONHA de morar em um país que me rouba todos os dias de forma inaceitável. MINHA PRÓPRIA NAÇÃO ME ROUBANDO ?? Realmente, QUE PAÍS É ESSE ?

  • 19.06.2013 15:23 LARA

    MUITO BOA A REFLEXÃO. TOTALMENTE DE ACORDO! TEMOS QUE FALAR MAIS SOBRE ISSO, TEMOS QUE AVANÇAR ESSE DISCURSINHO PACIFISTA MEDÍOCRE DA MIDIA E DOS OPORTUNISTAS QUE NAO QUEREM VERDADEIRAS MUDANÇAS!

  • 19.06.2013 03:12 Eduardo Batista

    Brasileiro é como filho rebelde. Gosta de contrariar mas não sai debaixo da saia do papai. Esse governo nada mais é que o retrato do povo. Elegem sempre os mesmos. Foram eleições em meio a debandada de pura corrupção, e como se não bastasse continuaram elegendo a massa podre de políticos. O Brasil tá reclamando do que agora? Errar é humano, persistir no erro é pura burrice. O povo merece e tem que pagar. TEM QUE TOMAR BORRACHADA MESMO! quem sabe não aprende e sai debaixo da saia. O que falta para o brasileiro é memória. Turma de baderneiro. Vocês são farinha do mesmo saco. Cambada de otários. Aposto que a maioria votou 3x no PT. E esse papo de direita e esquerda é palhaçada. O que comanda esse país é poder e controle e não autoridade. Direita ou esquerda nesse país não existe. Sarney apoia PT e sempre foi seguidor da direita . Maluf apoiou Lula. A politicagem nesse país é podre e quem elege é povo omisso. Deveriam protestar na hora do voto não agora que a merda tá feita. Falar de estádios depois de construídos? Falar de corrupção depois de tanto tempo do mensalao? Depois brasileiro que ser respeitado? A nossa massa e tão podre como nossos governantes. Depois vamos discutir a crise na Europa. Essa crise eu gostaria de Passar! Mas pelo menos é o começo de algo. Tomara!?

  • 19.06.2013 02:45 Lúcia Costa

    De quem é a culpa eu não sei. O que sei é que se a tal quebradeira não parar, escute o que te digo, não demora muito é a população irá começar a hostilizar a manifestação. Já começa a pipocar opiniões de descontentamento, principalmente depois que foram passadas imagens de supostos punks vandalizando tudo.

« Anterior 1 2 3 4 5 Próxima »

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351