Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Museu Pedro Ludovico será reaberto nesta quinta (5/7)

Evento será realizado às 9h | 04.07.18 - 17:17 Museu Pedro Ludovico será reaberto nesta quinta (5/7) (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), realiza a cerimônia de reabertura do Museu Pedro Ludovico, nesta quinta-feira (5/7) às 9 horas. O espaço estava fechado desde 2017 para reforma.  As obras abrangem o telhado, com aplicação de subcobertura e pintura interna e externa, além da troca do forro do teto da garagem.

Antiga residência de Pedro Ludovico, o museu abriga a história de Goiânia e seu fundador. Além de possuir biblioteca para pesquisa e um rico acervo iconográfico, o museu é um local destinado a eventos artísticos-culturais, como lançamentos de livros, shows musicais e encenações teatrais, que visam à integração museu/comunidade

História
O Museu Pedro Ludovico apresenta-se na história arquitetônica de Goiânia, e principalmente, na memória de sua construção e fundação, como um grande marco da modernidade anunciada e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital. A construção em art déco foi realizada entre 1934/37, mediante a execução do projeto de Atílio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do Estado de Goiás.

O Museu apresenta um acervo diversificado que nos remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira. Em 1987, o então governador do Estado, Onofre Quinan, autorizou a compra da casa, que custou 17 milhões de cruzados, em três parcelas. A Lei nº 8690, de 25 de setembro de 1979, autorizou o governo a implantar o Museu Pedro Ludovico, cuja criação se deu pelo Decreto nº 2.712, de 18 de maio de 1987.
 
O Museu Pedro Ludovico tem como objetivo preservar, conservar, restaurar e ampliar todo o acervo, ligado à história de Goiânia. Assim, o museu visa proporcionar ao pesquisador um ambiente propício ao resgate da memória da capital de Goiás.
 
O acervo do museu é diversificado e representa vários estilos. Conta com 8,56 mil documentos pessoais e políticos, e 1,83 mil peças diversas do mobiliário e objetos pessoais. O acervo fotográfico é composto por 1,14 mil fotografias sobre fatos históricos de Goiânia e do Estado. A biblioteca possui 500 volumes diversos.

Serviço:
Reabertura do Museu Pedro Ludovico
Dia 5 de julho de 2018, às 9 horas
Rua Dona Gercina Borges Teixeira, 133, Centro, Goiânia-Goiás

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351