A Redação
Goiânia – O Cine Pireneus, em Pirenópolis, vai receber nesta quinta-feira (5/12) a pré-estreia do documentário O Divino e Sua Corte. O longa-metragem conta um pouco da história de Pompeu Christovam de Pina. Os produtores do documentário acompanharam Pompeu ao longo do ano de 2014, quando ele foi o Imperador da Festa do Divino Espírito Santo.
Além de católico fervoroso, Pompeu foi advogado, vereador, historiador, pesquisador, folclorista e ator. O documentário relata sua história de vida como colaborador ativo e mantenedor da cultura goiana e como Imperador da festa daquele ano.
O filme conta com a direção de Gisela Maria e codireção e direção de fotografia de Eliane de Castro. O Divino e sua Corte foi produzido pela Angico Imagens, com coprodução da Flô Projetos e Tanalata Locações. Durante a etapa de produção contou com o apoio das empresas Construtora Biapó, Tintas Luztol e Metalforte de Goiânia; e da Fogazzaria Paulista e da Associação Beneficente Aldeia da Paz em Pirenópolis. Já para a etapa de pós-produção, recebeu recursos através da Lei Goyazes de Incentivo a Cultura, com patrocínio do Grupo DCCO.
Sinopse:
Pompeu Christovam de Pina, nasceu em Pirenópolis-GO no ano de 1934. Foi Advogado, vereador, pesquisador, folclorista, historiador. Católico fervoroso tornou-se guardião dos ritos e das tradições de sua cidade. No ano de 2014 foi o Imperador da Festa do Divino Espírito Santo. Seu reinado foi marcado por fatos inesperados e surpreendentes, tornando-se um ano lendário.
Serviço:
Pré-estreia do documentário O Divino e Sua Corte
Data: 05/12/2019
Local: Cine Pireneus, Pirenópolis-GO
Horário: 20hs
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita