Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ENTRADA GRATUITA

Filarmônica de Goiás fará concerto especial para autistas no Basileu França

Teatro e repertório estão adaptados | 11.02.22 - 17:53 Filarmônica de Goiás fará concerto especial para autistas no Basileu França Filarmônica de Goiás fará concerto especial para autistas no Basileu França, com regência de Mariana Menezes (Foto: Divulgação)
A Redação 

Goiânia -
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realizará na próxima terça-feira (15/2) uma apresentação gratuita e inédita voltada especialmente para o público com  Transtorno do Espectro Autista (TEA). O concerto será a partir das 19h, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia. O evento conta com a parceria do Departamento de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás e com o NAIA Autismo (Núcleo Apoio Inclusão Autista).

De acordo com a organização do evento, foram feitas adequações tanto no espaço do teatro, quanto no repertório para a apresentação. Além disso, a orquestra fará também adequações de dinâmicas, articulações e alguns pequenos ajustes de instrumentação para evitar sons muito agressivos, volumes muito altos ou mudanças extremas de volume e andamento.

A maestra Mariana Menezes explica que essas adequações são necessárias porque é muito importante tocar para um público tão seleto e que raramente se sentem à vontade em um ambiente de orquestra. "Não temos dúvidas de que será uma experiência incrível para todo o público e também para nós da OFG. Sem dúvida esse será o primeiro de muitos concertos”, afirmou Mariana Menezes.
 
O repertório é composto, essencialmente, por música brasileira e francesa é um dos favoritos da maestra, como:"Alberto Nepomuceno: Serenata para Cordas”, “Faure: Pavane, Op. 50”, “Debussy: Petite Suite” e “Saint-Saëns - Danse Macabre” 

Outros eventos da OFG para 2022
Para 2022, a OFG fará vários outros concertos em parceria com a área de Musicoterapia da UFG. O objetivo é alcançar até mesmo pessoas que nunca pensaram que seria possível ter acesso a um concerto.

“Em outubro, faremos no dia das crianças um concerto para crianças com deficiência auditiva. Elas irão sentir a música pela vibração do palco, além de tocar nos instrumentos e sentir a música pela troca de energia ao subir no pódio com uma orquestra. Estamos preparando concertos para pessoas em reabilitação, pessoas com Alzheimer e tantos outros setores da sociedade antes excluídos do ambiente e dos benefícios da música de concerto”, finaliza a maestra.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351