Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Patrimônio

Pesquisa revela nove linguagens arquitetônicas em residências de Goiânia

Casas são das décadas de 30 a 70 | 17.01.23 - 08:58 Pesquisa revela nove linguagens arquitetônicas em residências de Goiânia (Foto: Iphan)A Redação
 
Goiânia – Visando inventariar as linguagens arquitetônicas presentes em residenciais goianienses, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, lança no dia 20 de janeiro o livro “Arquitetura Residencial em Goiânia - Décadas de 1930 a 1970”, fruto de um estudo realizado por pesquisadores, arquitetos, geógrafos e acadêmicos.
 
O lançamento do inventário será na sede do Iphan em Goiás, localizada na Praça Cívica, em Goiânia, a partir das 14h. Na ocasião, também será feita a distribuição gratuita do livro. 
 
A cidade de Goiânia já é conhecida pelo tombamento de seu Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico, que completou 19 anos no último mês. Apesar da linguagem art déco ser predominante em prédios públicos localizados no centro da cidade, o mesmo não ocorre em residências. O inventário revelou que, além da art déco, há outras linguagens arquitetônicas que fazem parte da história da arquitetura residencial de Goiânia. 
 
O superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, explica que o lançamento do livro “Arquitetura Residencial em Goiânia - Décadas de 1930 a 1970”, só foi possível por meio da parceria entre o Instituto e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
A coordenadora da pesquisa pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Eline Mora, pontua que o inventário foca na identificação desse patrimônio. “A modo de contribuir para futuros estudos e intervenções em prol de sua preservação e valorização”, afirma.
 
A coordenadora da pesquisa pelo Iphan-GO, Dafne Marques de Mendonça, explica a importância da pesquisa para a preservação posterior. “Trata-se de informações que podem fomentar e contribuir com políticas públicas ou estratégias de preservação atreladas aos tombamentos já existentes, especialmente quando em parceria com o poder público municipal”, pontua.
 
 
(Imagem: divulgação)

Pesquisa
A finalidade do inventário é oferecer subsídios e instrumentos para a identificação, reconhecimento e proteção dos bens do município. “O inventário não significa necessariamente o tombamento das residências”, reforça Alysson Cabral. 
 
A intenção da pesquisa foi também ampliar o olhar para as construções da cidade, para além do art déco, identificando outras oito linguagens arquitetônicas: casa-tipo, eclético sintético, eclético tipológico missões, eclético tipológico neocolonial, eclético sintético tipológico normando, modernista, modernista de transição e brutalista, conta o superintendente.
 
“A metodologia adotada para a construção do inventário é o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do Iphan, juntamente com a experiência de outros inventários da Instituição, a fim de estabelecer um sistema que vai desde o reconhecimento até a gestão dos bens”, explica Dafne. Conforme a coordenadora da pesquisa pelo Iphan-GO, ele é dividido em três Módulos: M1 – Conhecimento; M2 - Análise e Gestão; e M3 – Cadastro. Para este inventário em específico foram utilizados os Módulos 1 e 3.  
 
Durante os dois anos de estudo, entre 2015 e 2016, foram identificadas 339 residências, dentre elas 25 conjuntos que variam quanto ao estado de conservação, nos setores Central e Sul.  “Esta é uma pesquisa inédita que faz um estudo minucioso das residências históricas da capital, no período das décadas de 30 a 70”, pontua Cabral.
 
“Este material irá disponibilizar um maior conhecimento para aqueles que no futuro desejarem estudar sobre a capital goiana”, finaliza o superintendente do Iphan-GO.
 
Programação
14:00 -14:30 - Abertura com falas do Iphan-GO, da UFG e do MP/GO
 
14:30 -15:30 - Dafne Marques Mendonça
 
15:30 -16:30 - Eline Maria Mora Pereira Caixeta
 
16:30 -17:30 - Márcia Guerrante Tavares
 
17:30 -18:00 - Espaço para perguntas/comentários e fala de encerramento
 
18:00 - Coffee break e distribuição dos livros
 
 
Serviço 
Local: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 210, Goiânia - GO, 74175-120 (Iphan Goiás)  
Data: 20/01/2023  
Horário: a partir das 14h  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351