Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Mostra será na Galeria Pretos Novos | 10.09.25 - 09:40
Raquel Rocha (Foto: Lucas Almeida)A Redação
Goiânia – Neste mês de setembro, a artista visual goiana e candomblecista Raquel Rocha leva à capital do Rio de Janeiro, pela primeira vez, uma exposição individual. “Obirin Omi - Mulheres Água” é uma produção do Orum Aiyê Quilombo Cultural, que enaltece e cultura a força das Mães de Santo no Brasil.
Com curadoria de Mariana Maia e produção artística de Rona Neves, a exposição vai ocupar a Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea, na Gamboa (Pequena África). “Obirin Omi” traz o lançamento de novas obras da série “As Matriarcas”, lançada em 2024. A exposição terá abertura no dia 12 de setembro, sexta-feira, às 17h. Na quinta-feira, dia 11, no mesmo horário, haverá uma pré-abertura com a performance Omi Eró da artista e com participação especial do artista Marcelo Marques. A exposição ficará na galeria até o dia 11 de outubro. Toda a programação é gratuita.
Raquel Rocha sublinha a importância de levar este trabalho para o Rio de Janeiro. “Realizar essa exposição em Pequena África, um local de tanta resistência histórica preta no Brasil, é muito importante para mim e para o Orum, como um todo. Levar um trabalho produzido aqui no Centro-Oeste, sobre memória preta e resistência afro-religiosa, para outros territórios, é mostrar que estamos aqui, pulsando arte preta no coração de Goiás”.
Serviço: Orum Aiyê leva ao Rio de Janeiro exposição individual “Obirin Omi - Matriarcas”
Data:
- 11/9 (QUI) - 17h: pré-lançamento com a performance Omi Eró da artista e com participação especial do artista Marcelo Marques
- 12/9 (SEX) - 17h: Lançamento
Período da exposição: 12/9 a 11/10
Local: IPN - Instituto Pretos Novos - Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea - Gamboa. Rio.