A Redação
Goiânia - O longa ''Colegas e o Herdeiro'', sequência do filme ''Colegas'', tem a pré-estreia na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, dentro da programação especial “Mostrinha”. O longa será transmitido no dia 19 de outubro, com sessão às 20h no CineSesc e uma matinê às 11h no Cinesala. O influenciador goiano João Vitor de Paiva é um dos protagonistas do longa. A mostra é o mais importante a celebrado evento do cinema nacional.
Os ingressos estarão disponíveis a partir de 11 de outubro pelo aplicativo oficial da Mostra e no site da Velox, com cota limitada nas bilheterias. Haverá ainda exibições gratuitas em CEUs espalhados pela capital paulista.
Um marco de inclusão
Filmado no Rio Grande do Sul e no Uruguai, o longa mantém o espírito de aventura do primeiro filme, acompanhando um grupo de amigos em uma viagem repleta de descobertas e desafios. Desta vez, a proposta vai além: o elenco reúne novos protagonistas com síndrome de Down, um herói autista, atores com síndrome de Williams, um produtor cego e mais de 70 jovens com deficiência intelectual.
Leia mais:
João Vitor de Paiva leva propostas de inclusão ao prefeito Sandro Mabel
“O público se emociona e se diverte com a história, sem precisar pensar sobre deficiência. Isso é inclusão de verdade”, explica Marcelo Galvão. O diretor também dedica o filme ao produtor Marçal Souza, deficiente visual e parceiro de longa data, falecido antes do início das filmagens.
João Vitor no elenco
Interpretando o personagem Duda, João Vitor leva para o cinema a mesma força que o tornou uma das vozes mais reconhecidas da inclusão no Brasil. “Precisamos lutar pelos nossos direitos e mostrar que somos capazes de fazer qualquer coisa, inclusive cinema. Participar desse filme foi uma experiência incrível”, destaca.
Graduado em Educação Física pela PUC Goiás, João Vitor é o primeiro conselheiro jovem com deficiência do UNICEF no Brasil, influenciador com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e TikTok, ator, modelo e palestrante. Em 2024, foi eleito o Melhor Influenciador Brasileiro na categoria Diversidade e Inclusão no Prêmio iBest.
Exibições e reconhecimento internacional
Antes de chegar à Mostra de São Paulo, “Colegas e o Herdeiro” teve estreia internacional em julho, no Zerkalo International Film Festival, na Rússia. Em outubro, o filme também será exibido nos Estados Unidos, com sessões na Califórnia e em Orlando, durante o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).
A nova produção da Gatacine, em coprodução com a Globo Filmes, reforça o compromisso com um cinema plural, sensível e representativo. “Colegas e o Herdeiro” é mais que uma continuação. é uma celebração do talento, da amizade e da diversidade humana.