Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Música Clássica

Quarteto Camargo Guarnieri se apresenta na série ‘Concertos na Cidade’

Evento será no auditório do Sesc Cidadania | 06.11.13 - 15:08 Quarteto Camargo Guarnieri se apresenta na série ‘Concertos na Cidade’ Quarteto se apresenta nesta quarta em Goiânia (Foto:divulgação)

A Redação

Goiânia - O Sesc Cidadania realiza nesta quarta-feira (6/11), às 20h30, mais uma apresentação musical da série ‘Concertos na Cidade’. Desta vez, a apresentação será do Quarteto Camargo Guarnieri. O quarteto executrá obras de M. Camargo Guarnieri e A. Dvorák. A direção artística é de Gyovana Carneiro e a coordenação geral de Ana Flávia Frazão.


QUARTETO CAMARGO GUARNIERI
Elisa Fukuda, violino
Ricardo Takahashi, violino
Silvio Catto, viola
Joel de Souza, violoncelo
 
- Data: 06 de novembro de 2013
- Horário: 20h30min
- Local: Auditório SESC Cidadania
- Endereço: Avenida C-197, Qd. 498,Lt.1/21, Jardim América
Entrada Franca
Retirada de ingressos no local do concerto, na EMAC/UFG Campus II Contraponto Rua 9.
 
 
PROGRAMA
 
M. Camargo Guarnieri (1907-1993)
Quarteto de Cordas nº2
Enérgico
Nostálgico
Allegro
 
A. Dvorák (1841-1904)
Quarteto Americano
Allegro ma non troppo
Lento
Molto vivace
Finale: Vivace ma non troppo
 
Quarteto Camargo Guarnieri
 
O grande compositor brasileiro certamente ficaria orgulhoso de ver seu nome num dos mais qualificados grupos de câmara da atualidade. Vencedor do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria ‘melhor grupo de câmara’, o Quarteto Camargo Guarnieri, formado por músicos de excelência e competência indiscutíveis, atua em recitais nas melhores séries de concerto do Brasil, como a série “Concertos BankBoston”, recitais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Centro Cultural Banco do Brasil, além de participação em Festivais e Cursos por todo o país.

Com onze anos de existência, o grupo se destaca pelo abrangente repertório que inclui as principais obras escritas para a formação, e importantes composições de autores brasileiros como Villa-Lobos, Oswaldo Lacerda além do próprio Camargo Guarnieri. O Quarteto, que já gravou entre outros a integral dos quartetos de cordas de Camargo Guarnieri, inicia no ano de 2013 a produção de seu terceiro cd, dedicado a Borodin e Dvorak.

No ano de 2008 apresentou, com sucesso, um concerto em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa para o príncipe do Japão, Naruhito. Em 2010 o Quarteto foi convidado a participar do 1º. Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, se apresentando com os candidatos nas etapas finais e no concerto de premiação. Segundo as palavras do pianista Gilberto Tinetti: "...bela sonoridade, consciência estilística, dinamismo e emoção são qualidades que permitem desde já antever um lugar de destaque para o Quarteto Camargo Guarnieri dentro da nossa vida musical..."
 
 
Elisa Fukuda (violino)
Natural de São Paulo, iniciou os estudos de violino aos quatro anos de idade com seu pai, Yoshitame Fukuda. Prosseguiu os estudos com Johannes Oelsner e Maria Vischnia. Em 1971 transferiu-se para a Europa, graduou-se obtendo o “Diploma Superior de Violino” no Conservatório de Música de Genebra (Suíça), na classe de Corrado Romano e em 1975 obteve o primeiro prêmio de Virtuosidade “avec distinction et fèlicitations du Jury”. Entre 1975 e 1978 participou dos Cursos de Alta Interpretação dos mestres Nathan Milstein, Henryk Szering, Arthur Grumiaux e, em 1979, aperfeiçoou-se com Sandor Vegh, no Mozarteum de Salzburg.

Elisa Fukuda apresentou-se nas mais importantes salas do Brasil e da Europa como solista e recitalista, destacando-se os solos com Orchestre Philharmonique George Enesco de Bucareste e Orquestra de Câmara de Moscou, entre outras. No ano de 1992 formou junto com o pianista Giuliano Montini e o violoncelista Peter Dauelsberg o Trio Dell’Arte que já no seu segundo ano recebeu o Prêmio APCA como “o melhor conjunto instrumental do ano”.

Com este grupo gravou dois CDs com obras de Dvórak, Nepomuceno, Brahms e Schubert. No ano de 1997 realizou com o Trio Dell’Arte sua primeira turnê na Argentina e para 2000 e 2001 foram programadas duas turnês extensas pela Europa (França, Alemanha, Portugal e Açores).Além da atividade didática que vem desenvolvendo na Escola Fukuda, é também diretora artística da Camerata Fukuda.Em 1999 participou da banca julgadora do Concurso Ibero-americano de violino em Cuba e em 2003 do Concurso de Liuteria em Querétaro (México). Em janeiro de 2002 fundou o ‘Quarteto Camargo Guarnieri’.

Recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira entre os quais se destacam o de ‘Melhor Solista do Ano’ pela APCA (1989) e Prêmio Carlos Gomes na categoria de ‘Solista Instrumental’ (2000), além de prêmios com o Trio Dell’Arte, Camerata Fukuda e Quarteto Camargo Guarnieri. Sua discografia é composta por 12 CDs gravados com a Camerata Fukuda, Trio Dell’ Arte, Quarteto Camargo Guarnieri, Duo Fukuda-Astrachan e Duo Fukuda-Montini. Gravou também na Radio Suisse Romande, Rádio e TV Cultura de São Paulo e TV Educativa do Rio de Janeiro.

Em maio de 2013 lançou o CD ‘Cesar Frank-Camargo Guarnieri’ em duo com a pianista Vera Astrachan (Selo Clássicos), e para o segundo semestre de 2013 está previsto o lançamento do CD ‘Integral dos Quartetos de Camargo Guarnieri’ (Selo ABM). Em julho de 2003 foi convidada a participar do corpo docente do 1º Festival “Instrumenta Verano” em Puebla (México) e Professora Residente do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Participou das Oficinas de Curitiba, Festival de Jaraguá, de Vale Vêneto e também tem ministrado aulas no Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas). Desde 2005 é professora de violino na Escola Superior Música da Faculdade Cantareira. Em setembro de 2011 apresentou-se em Fort Lauderdale (Teatro Broward Center) e Nova York (Lincoln Center Avery Fischer Hall) como solista da Bachiana Filarmônica sob a regência de João Carlos Martins.Ainda em 2013, Elisa Fukuda apresentar-se-á no Metropolitan Museum de Nova York como solista junto à Orquestra St-Luke no programa “Back to Bach” interpretando os concertos Branderburgueses de J. S. Bach, tendo como regente João Carlos Martins.
 
 
Ricardo Takahashi (violino)
Iniciou seus estudos aos cinco anos de idade com o professor Tosio Takeda, aperfeiçoando-se posteriormente com o professor Ayrton Pinto na Universidade Estadual de São Paulo, UNESP.

Participou de diversos master classes com os violinistas Victor Danchenko, Jerrold Rubinstein, Ole Bohn, entre outros. Na Alemanha obteve aperfeiçoamento com o professor Ian Gronnish.Participou de festivais de música em Curitiba e Campos de Jordão.Foi professor do Conservatório do Brooklin em 1996 e atualmente tem se dedicado intensamente à atividade didática. É professor convidado da Instituição Magda Tagliaferro junto ao programa de bolsa de estudos para aperfeiçoamento de jovens talentos.

Integrou a Orquestra Experimental de Repertório na qual foi vencedor do concurso de Jovens Solistas. Foi vencedor do concurso da World Jeunesse Musicalis obtendo uma das três vagas destinada a América Latina.Integrou também a Orquestra de Câmara Villa Lobos - gravando um CD com obras de Edino Krieger - Orquestra Jazz Sinfônica, Bachianas Chamber Orquestra, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso e Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo onde ocupava o cargo de chefe de naipe.

Tem se apresentado com diversos grupos de câmara em São Paulo e em diversas cidades do interior. Realizou em 2009 um concerto juntamente com o Quarteto de Leipzig em sua vinda ao Brasil. Também em 2009 foi convidado à turnê para os Estados Unidos com a Orquestra Bachiana, realizando um concerto no Lincoln Center em Nova York. Atua no Quarteto Camargo Guarnieri, Quarteto São Paulo e Neymar Quarteto. Atualmente é professor da Escola Municipal de São Paulo (EMSP), do Instituto Baccareli e do Instituto Fukuda; integra a Orquestra Bachiana e a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo desde 94, tendo atuado por diversas vezes como solista e participado de turnês junto a esta Orquestra.
 
Silvio Catto (viola)
Iniciou os estudos de viola aos oito anos de idade com seu avô, professor Lázaro Bertrami no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí. Durante sua formação musical, esteve sob a tutela de Paulo Bosísio, Thomas McDavid (EUA), Horácio Shaeffer, Nayram Swartsman, entre outros. Cursou diversos festivais como a X Oficina de Música de Curitiba, 1º Curso de Música de Ouro Preto, III, IV e V Festival de Artes de Itu. Em abril de 1998 aos 18 anos de idade, ingressou na Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf e em agosto do mesmo ano passou a integrar o naipe das violas da Orquestra Sinfônica Municipal do Teatro Municipal de São Paulo sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Atualmente ocupa a posição de chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica Municipal do Teatro Municipal de São Paulo, é professor na Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP e atual violista do Quarteto Camargo Guarnieri sob a direção de Elisa Fukuda.
 
Joel de Souza (violoncelo)
Natural de Santos-SP, Joel de Souza iniciou seus estudos musicais sob a orientação do pai e aos 14 anos de idade passa a estudar violoncelo. Mais tarde, ainda no Brasil, estudou sob orientação do violoncelista Zigmunt Kubala no curso de Bacharelado em Música da UNESP, e com Alceu Reis. Em 2004 inicia o curso Professional Performance Certificate em violoncelo, no Conservatory of Music at Lynn University – EUA, sob a orientação dos violoncelistas Cláudio Jaffé e Jorrane Perron. Em 2006 conclui o curso Master of Music (Mestrado), em violoncelo, no mesmo conservatório, sob a orientação do violoncelista David Cole, trabalhando também como seu assistente.

Foi premiado em vários concursos, entre eles o Concurso “Jovens Instrumentistas do Brasil-Piracicaba”, Concurso “Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório”, Concurso “Solistas da Orquestra de Santos” e o internacional “Michael and Madelyn Savarick Annual Music Competition” na Flórida. Como solista, Joel de Souza se apresentou com a Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra Municipal de Santos, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra do Bacharelado da Unesp, Cantilena Essemble e Camerata Fukuda.Joel de Souza foi chefe de naipe na Orquestra do Estado do Mato Grosso e Camerata Fukuda. Também possui vasta experiência como camerista. Foi professor no Instituto Fukuda, da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e é atualmente professor titular da Universidade Estadual Paulista – UNESP, membro do Quarteto Camargo Guarnieri e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351