Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Longa traz mesmo elenco da trama da Record | 29.01.16 - 10:53
Guilherme Winter no papel de Moisés em 'Os Dez Mandamentos - O Filme' (Foto: Munir Chatack) Yuri Lopes
Goiânia – Sucesso de bilheteria antes mesmo de estrear, Os Dez Mandamentos – O Filme, chegou aos cinemas de todo o Brasil na última quinta-feira (28/1), em mais de 1.100 salas. As duas horas do longa apresentam ao espectador uma espécie de “resumão” da versão da novela exibida pela Record de março a novembro do ano passado.
O filme evita as histórias paralelas exibidas na versão televisiva e foca na vida de Moisés, contada em quatro livros da Bíblia e adaptada para o cinema por Vivian de Oliveira (que também escreveu a novela) e Alexandre Avancini, o mesmo diretor da trama da Record. Realização da Record em parceria com a Downtown Filmes, a produção tem distribuição nacional da Paris Filmes.
O elenco é exatamente o mesmo da trama que passou na televisão, com Guilherme Winter, Sérgio Marone, Giselle Itié, Samara Felippo, Sidney Sampaio, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Denise Del Vecchio, Paulo Gorgulho e Larissa Maciel.
Lançado dois meses após o fim da novela, o filme aproveita o momento de sucesso da trama televisiva, que ainda vai render versões em livros e uma segunda temporada, com estreia anunciada para março deste ano.
Quem acompanhou a novela vai se lembrar de cenas exibidas na televisão, mas a obra conta com cenas inéditas e um final diferente do exibido pela Record no final do ano passado.
Os efeitos especiais tão aguardados e comentados também estão no filme e são semelhantes aos veiculados na versão televisiva.
Os diálogos formais se assemelham bastante a uma leitura da Bíblia, mas a roteirista incluiu algumas falas e termos usados mais recentemente. Até um “ai, amiga!” virou fala de uma das personagens.
Linha do tempo
O filme começa contextualizando a história que será contada a seguir, com uma narração de Josué, interpretado por Sidney Sampaio, contando sobre a saga de Moisés e sua luta para levar seu povo até a Terra Prometida.
O nascimento, infância e adolescência de Moisés são retratadas de forma didática e resumida. A vida adulta, como príncipe do Egito, a vida como fugitivo, o romance com Zípora, vivida por Giselle Itié, as visões com Deus, os anúncios das pragas e a luta para livrar seu povo da escravidão são as principais passagens da segunda parte do filme.
Ápice da novela, anunciado com estardalhaço pela Record, as cenas da abertura do Mar Vermelho e a travessia dos hebreus são os momentos mais aguardados do longa.
Quem acompanhou a novela vai sentir a sensação de déjà vu o tempo todo durante o filme. Embora a divulgação tenha enfatizado a presença de cenas inéditas e final diferente, o longa é praticamente uma versão resumida da novela e exibida na tela do cinema. Para os que já viram a novela vale a ida ao cinema para relembrar os momentos mais importantes da produção da Rede Record. Por ser uma versão menor, o filme pode funcionar como uma opção para quem não quis acompanhar os nove meses de novela. Fica claro que é para este imenso público que o filme foi feito.