A Redação
Goiânia - A 15ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza será lançada nesta quinta-feira (30/5), às 8h, na Casa da Indústria, em Goiânia. Primeiro festival gastronômico do Estado, que deu origem ao Circuito Gastronômico de Goiás, ele já reúne mais de 110 mil visitantes em quatro dias de realização, sendo considerado um das maiores festas temáticas do País. Este ano, será realizado de 6 a 9 de junho.
Na abertura, os convidados terão uma degustação das apresentações culturais que estão sendo preparadas para este ano. O coral de crianças, com 20 vozes, fará uma amostra, assim como o coral de adultos Amici di Venezia. A cantora Ana Paula Drigo e os tenores venezianos Weber e Alex interpretarão uma canção italiana.
Há dois meses, a população da pequena cidade de Nova Veneza, de menos de 10 mil habitantes, está envolvida com ensaios de apresentação cultural, preparação de pratos, entre outras atividades, sempre com espírito hospitaleiro. “A cidade orgulha-se de mostrar suas raízes e receber visitantes, bem ao espírito alegre do italiano”, diz a presidente da Associação Veneziana Pró-Festival Italiano (Afesti), Hermione Stival.
(Foto: divulgação)
Além do resgate cultural, o evento vem adquirindo relevância também para a economia da cidade. São mais de 1000 postos de trabalho gerados, além do movimento em toda a cadeia produtiva da região - onde predomina a agricultura familiar: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais de setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival. Para se ter uma ideia, só na Cantina da Nona, o restaurante oficial do evento, adquiriu 2.000 quilos de frango,15 vacas e quase quatro toneladas de massa para preparar os pratos.
De acordo com o Conselho Empresarial de Hospitalidade e Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), turismo é responsável por impulsionar outras 52 áreas da atividade econômica, direta ou indiretamente. “O evento tem a sinergia com o setor produtivo, uma vez que desenvolve o empreendedorismo, gera emprego e renda para a população”, considera o presidente da Federação da Indústria e Comércio do Estado de Goiás, Sandro Mabel. No total, são 16 parceiros.
Reduto dos colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, Nova Veneza é símbolo da imigração no Estado. Cerca de 60% de seus moradores são descendentes de italianos, que se fixaram na região por volta de 1924 e tornaram-na conhecida como a ‘’Colônia dos Italianos’’. Em 1958, a colônia tornou-se município, batizado de Nova Veneza.
Serviço
Lançamento do 13º Festival Italiano de Nova Veneza
Data: 30 de maio, quinta-feira
Local: Casa da Indústria
Endereço: Edifício Albano Franco - Av. Araguaia, 1544 - Leste Vila Nova
Horário: 8h