A Redação
Goiânia - A capital goiana recebe, nos dias 19 e 20 de setembro, uma edição do Vinho na Vila, evento que impulsiona o mercado nacional de vinhos. Somado ao universo de praticamente 50 marcas, dentre elas 15 expositores de vinhos, que consolidam mais de 200 rótulos disponíveis para degustação, estarão presentes expositores de queijos, a exemplo da marca Dom Rico, gins nacionais e também restaurantes.
“O formato inédito no país tem mostrado o alto nível do produtor brasileiro a partir de uma programação que estimula proximidade entre consumidor final e premiadas vinícolas brasileiras”, define a empresária e enóloga, Larissa Fin, que idealizou o evento. A estrutura será montada no Flamboyant Shopping. Botequim Mercatto, Coco Bambu, Kabanas, Kanpai Blue, Pobre Juan e Tartuferia San Paolo apresentarão seleções de pratos a serem adquiridos para compor com diferentes propostas de harmonização de vinhos.
(Foto: divulgação)
“Além de averiguar a qualidade dos vinhos, interagindo com os rótulos através do aroma ou sabor, o visitante tem acesso a inúmeras informações que vão desde o processo de fabricação a tecnologias empregadas, passando por particularidades das uvas, ou mesmo conhecer nomes que estão à frente dessas vinícolas, adquirir rótulos a preços mais acessíveis e outras curiosidades”, lembra Larissa Fin.
Em meio a aulas-show, palestras e talks, ainda estão confirmados nomes como de Edgar Scortegagna, da vinícola Luiz Argenta, e pela primeira vez em Goiás, a participação da Le Cordon Bleu, que estará representada pelos Head Chef de Cuisine João Paulo Frankenfeld e o Head Chef de Pâtisserie Philippe Brye. Entre os temas já definidos para a line up, destaque para um workshop de harmonização de vinhos e charutos, que contará com a presença de enólogo convidado.
A programação do Vinho na Vila ainda destaca um palco móvel, onde bandas regionais se revezarão, enquanto a “Pisa na Uva” convida adultos e crianças a diversão. Trata-se de uma experiência que revive a técnica artesanal europeia de produção de vinhos. Diariamente, o evento promoverá dois momentos dedicados ao público infantil e um horário dedicado aos adultos.
Detalhes
Compondo uma cenografia moderna e rústica, a ambientação criada para o Vinho na Vila foi concebida a partir do uso de materiais sustentáveis, oriundos de sobras da construção civil. Conhecido por reutilizar artigos que iam para o lixo, o arquiteto Valdir Martins, de São Paulo, selecionou madeira e tela, que aplicados com sofisticação a luzes de led e neon, garantem intimismo. O evento é aberto ao público e nos diversos estandes é possível conhecer de perto os produtores nacionais ou adquirir rótulos a preços especiais.
(Foto: divulgação)
Para uma experiência ainda mais completa e personalizada, a sugestão é a “Sala de Degustação”, onde cada vinícola destaca uma quantidade de rótulos a serem apreciados por um período de três até horas. Os ingressos para essa área custam R$ 99 e incluem 15 ml por rótulo selecionado pelos expositores, hora pré-estabelecida na hora da compra, mais uma taça de cristal da marca Bohemia, uma das maiores fabricantes de taças do mundo.
Entre as marcas convidadas estão Vila Francioni (SC), Luiz Argenta (RS), Don Guerino (RS), além de vinícolas boutique presentes nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Goiás, destaque para as Vinícola Serra das Galés, de Paraúna e Vinicola Cazzari, que tem os espumantes elaborados pela empresa My Winery de Goiás.
Outras opções oferecidas para experimentação são o “Bar de Drinks”, onde o visitante escolhe variadas combinações de gins nacionais e o “Wine Bar”, com a possibilidade de escolher entre 50 opções selecionadas pelas vinícolas. Neste local, também será possível adquirir garrafas com valor a partir de R$ 75 ou taças com preço a partir de R$ 15. Os ingressos degustação são limitados e podem ser adquiridos
clicando aqui.
Serviço
Vinho na Vila Goiânia
Período: 19 e 20 de setembro, sempre das 16h às 22h
Entrada franca