A Redação
Goiânia - Termina neste domingo (2/7) a edição 2022 do Festival Burger Time em Goiânia. A disputa está em duas categorias: hamburgueria e pit dogs. Para o evento, cada participante teve que criar uma receita inédita de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e inserir no cardápio da casa. Os preços variam entre R$ 18 e R$ 46,90. A votação pode ser feita por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site:
www.festivalburgertime.com.br.
Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e sanduíche (pit dog) de Goiás. A premiação será em uma solenidade, prevista para o mês de julho. Além da eleição dos melhores, o objetivo principal do festival é fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais. A expectativa dos organizadores é alcançar mais de 30 mil hambúrgueres e sanduíches vendidos nos 17 dias do evento.
Impulso aos negócios e turismo
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressalta que o Estado só tem a ganhar com a promoção de concursos e festivais que valorizam a culinária local. “Além de manter e divulgar nossa cultura gastronômica, os eventos ajudam na retomada do turismo no nosso Estado, gerando emprego e renda às cidades. As empresas geralmente são pequenas, o volume de trabalho é expressivo, o custo benefício é muito rápido. Com certeza, é um dos pilares econômicos do turismo e, na nossa capital, não é diferente”.
O presidente da Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, destaca que o Festival Burger Time traz mais qualificação as equipes que trabalham em pit dogs, hamburguerias, sanduicherias e também vem divulgar um produto tipicamente goiano e, mais ainda, goianiense. “Nosso modelo de lanche é um modelo único no Brasil que mostrou para nós a importância que tem quando foi reconhecido como Patrimônio Imaterial, tanto na Câmara Municipal, quanto na Assembleia Legislativa e com certeza o Festival Burger Time é um coroamento desse tipo de negócio que tem cada vez profissionalizado mais em Goiânia”, informa.
Já o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, diz que um evento como esse promove o empreendedorismo, já que dá oportunidade para que os pequenos empresários possam ser mais divulgados. “Entendemos que assim é possível valorizar o talento das pessoas e incentivá-las a buscar cada vez mais aprendizado e novas técnicas para qualificar o produto e ampliar o sucesso do seu comércio”, pontua o diretor.
A gerente Sebrae da Regional Central (Goiânia), Larissa Ribeiro, complementa, ainda, que por ser apoiador do Burger Time, o Sebrae acompanha de perto a realização do evento para entender como o festival pode impactar, de forma positiva, os negócios de pequenos e médios estabelecimentos que integram a lista de participantes. “Temos relatos de empreendedores de pequenos negócios do setor que comemoram o aumento e a diversificação de clientes, o crescimento de vendas e faturamento e a satisfação em participar de um evento gastronômico, que têm um alcance e impacto nos negócios deles. Por isso, nós apoiamos pré, durante até pós-festival, para estimular que a empresa possa olhar para dentro de sua atividade e ajudar na gestão, e na visão fora do negócio, como estratégia para acessar novos mercados e ampliar clientes”, reforça.
Confira a relação de estabelecimentos participantes
HAMBURGUERIAS
Blends Burger Artesanal, Drukke, Mafuá, Fogata – BBQ Steak Burger, Texan Bull Burguer and Beer, Ailha Café e Aconchego, Colombina Gastropub, La Brasa Burger, Brago Bar e Restaurante Ltda, Villa Burger & Beer, Bendita Tapioca, Família In Box Burger, Me Gusta Smashburger, Gojira Burger, Dom Rapha, Yes Burger, Chapz Burger, Behest Burger, Lipes Burger, Tribos do Espeto Alto da Glória, Simple Burger, Tribos do Espeto Jardim Novo Mundo, La Bottega De'll Arte, Pitéu Café Bar, Turco Hamburgueria, Glut Burger, Alhodito, Burger for a Day
PIT DOGS
Life Burger, Bueno Burger, Waltinhos Lanches, Eldorado Burg, Sanduuai Sanduicheria, Sanduicheira Mad-Mex, Max Burguer Sanduicheira, Rooma Sanduicheria Ltda, Esquilo Sanduíches, Pimentinhas Sanduicheria, Sanduicheria do Chicão, Abelha.com,Pit Dog Kid Abelha Lanches, Pequizeiro Burger, Plutus Alto da Glória, Pimentinha Sanduicheria, Avalanche Burger, Lado Leste, Kid Abelha, Smiley Sanduicheria
É lei
Desde outubro de 2020, pit dog é considerado patrimônio cultural de Goiás e de Goiânia. O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei nº 20.872, que declara como patrimônio cultural imaterial a gastronomia e a cultura dos pit dogs, quiosques montados em praças que fazem sanduíches preparados na hora. A lei explica que os pit dogs são lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais, proporcionando um momento de lazer para as famílias e que, durante décadas, fazem parte do costume da população. O prefeito da capital, Rogério Cruz, também sancionou, no dia 8 de junho de 2021, lei municipal que reconhece os pit dogs como patrimônio cultural e imaterial de Goiânia.
Serviço
2ª edição do Festival Burger Time
Período: 17 de junho a 3 de julho de 2022
Local: 48 estabelecimentos entre pit dogs, hamburguerias, bares e restaurantes
Mais informações: www.festivalburgertime.com.br